Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Música Popular em Revista?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

1. Normas gerais

  • Os idiomas das contribuições poderão ser o português, espanhol ou o inglês.
  • Pede-se que sejam retiradas quaisquer referências ao longo do texto que permitam identificar seu autor, de modo a garantir a avaliação cega.

2. Formatação do texto

  • O documento deve ser redigido em papel tamanho A4 com margens de 2,5cm em todos os lados.
  • A fonte padrão é Arial, tamanho 12.
  • O texto deve estar com alinhamento justificado; espaçamento entre linhas de 1,5; recuo de primeira linha de parágrafo de 2cm e sem espaço entre parágrafos.

3. Formato do texto

  • Os artigos deverão apresentar título, resumo (cerca de quinze linhas) e de três a cinco palavras-chave.
  • Artigos em português e espanhol deverão ser submetidos com a tradução do título, do resumo e das palavras-chave para o inglês.
  • Artigos em inglês deverão ser submetidos com a tradução do título, do resumo e das palavras-chave para o português.
  • Os artigos poderão ocupar entre 15 e 25 páginas (entre 6 e 8 mil palavras, aproximadamente), incluídos título, resumo, palavras-chave (em português e inglês) e referências. As resenhas deverão ter entre 4 e 6 páginas.
  • Preferencialmente os artigos poderão ser divididos em seções ou subseções com intertítulos, sem alusão a introdução e conclusão.
  • Os artigos podem ser acompanhados de imagens (reduzidas ao mínimo indispensável), em formato JPG e com resolução de 300 dpi, já inseridas no corpo do texto e também enviadas em arquivos separados.
  • Tanto os exemplos musicais quanto as figuras ou tabelas devem ser seguidos por uma legenda sucinta, centralizada, com espaçamento simples de parágrafo, fonte Arial 12, itálico. Tais legendas devem ser identificadas como Ex., numeradas sequencialmente (exemplos: Ex.1 – Trecho da partitura de...; Ex.2 – Foto da contracapa do disco...; Ex.3 – Tabela com...) e preferencialmente referenciadas no texto.

4. Citações, referências e notas

  • Citações diretas de até três linhas deverão aparecer no corpo do texto entre aspas duplas. O uso de aspas simples indicará citação no interior da citação.
  • Citações diretas com mais de três linhas não demandam o uso das aspas, bastando destacar o trecho em um parágrafo separado, em tamanho 10, recuando-o 3cm da margem esquerda e sem recuo de primeira linha.
  • As citações, diretas ou indiretas, devem ser referenciadas no próprio corpo do texto através do sobrenome do(s) autor(es) em letras maiúsculas, ano da publicação e página(s), tudo entre parênteses. Se a referência for precedida pelo sobrenome do autor, este deve ser suprimido do parênteses.
  • Ao final do trabalho, deve-se apresentar a transcrição completa das referências empregadas.
  • As referências devem seguir as normas da ABNT (NBR 6023).
  • Podem ser empregadas notas de rodapé com caráter explicativo. Elas não devem ser empregadas como notas de referência, já que estas aparecerão no próprio texto. Contudo, poderão indicar uma bibliografia complementar ao assunto discutido. As notas devem ser indicadas no corpo do texto por algarismo arábico, em ordem crescente, e listadas no rodapé da página em tamanho 10.

5. Modelos de referência

Livro:

SOBRENOME, Nome. Título em itálico: subtítulo (se houver). Edição. Local de publicação: Editora, ano de publicação.

  • Ex.: FAVARETTO, Celso. Tropicália, alegria, alegoria. 4. Ed. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2007.

Texto em coletânea ou parte de livro:

SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome (org.). Título em itálico. Local de publicação: Editora, data, paginação inicial e final do trabalho.

  • Ex.: SARAIVA, Joana Martins. Da influência do jazz e outras notas: discursos sobre a cena musical de Copacabana dos anos 50. In: GIUMBELLI, Emerson; DINIZ, Julio Cesar Valladão; NAVES, Santuza Cambraia (orgs.). Leituras sobre música popular: reflexões sobre sonoridades e cultura. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008, p.83-97.

Artigo:

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em itálico, cidade, volume, número do periódico, paginação inicial e final do artigo, mês (abreviado) e ano de publicação.

  • Ex.: VILELA, Ivan. Nada ficou como antes. Revista USP, São Paulo, n. 87, p. 14-27, set/out/nov. 2010.

Tese acadêmica:

SOBRENOME, Nome. Título da tese em itálico: subtítulo (se houver). Tipo de trabalho: Dissertação ou Tese (Mestrado ou Doutorado, com indicação da área do trabalho) – vinculação acadêmica, local e data de apresentação ou defesa, mencionada na folha de apresentação (se houver).

  • Ex.: VICENTE, Eduardo. Música e disco no Brasil: A trajetória da indústria nas décadas de 80 e 90. Tese (Doutorado em Comunicação) – ECA-USP, São Paulo, 2001.

Documentos sonoros:

SOBRENOME, Nome. Título do documento. Gravadora, ano. Especificação de suporte.

  • Ex.: CAYMMI, Dorival. Caymmi in Bahia. PolyGram, 1994. CD.

Documentos eletrônicos:

SOBRENOME, Nome. Título do documento, artigo ou matéria: subtítulo (se houver), Título do periódico ou site em itálico, data. Disponível em: <endereço do site>. Acesso em: data.

 

Declaração de Direito Autoral

Ao enviar o artigo para submissão, o autor automaticamente cede os direitos de publicação à MPR. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade dos autores.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.