A presença da fala na melodia do rap

Resumo

Neste artigo, examinaremos a presença da fala e dos processos de musicalização na melodia do rap. Estudaremos as explorações mais radicais da língua oral com a inserção de falas diretas, sem qualquer estabilização musical. Faremos uma descrição detalhada das divisões rítmicas mais comuns no canto dos MC’s e observaremos exemplos em que se destaca o uso de registros diferentes de altura. Analisaremos ainda a presença da fala na história do gênero e de que maneira essa predominância da língua oral no rap está intimamente ligada ao seu caráter de denúncia, à relação entre o rapper e o público e à relação entre o compositor e a obra. 

Biografia do Autor

Marcelo Segreto, Universidade de São Paulo (USP)
Formado em Música (composição) pela ECA-USP e em Letras pela FFLCH-USP. É Mestre em Semiótica e Linguística Geral sob orientação do Prof. Dr. Luiz Tatit com dissertação sobre a linguagem da canção rap. Atualmente, cursa doutorado com o mesmo orientador, desenvolvendo trabalho sobre a presença da fala na composição de canções. É o idealizador, compositor e arranjador do grupo Filarmônica de Pasárgada com o qual lançou os CDs O hábito da força (2012), Rádio Lixão (2014) e Algorritmos (2016).
Publicado
2018-01-19
Edição
Seção
Dossiê