Uma reflexão a partir do rap “Vida Loka II”, do Racionais MC’s: valorização do jovem negro pelos signos de poder econômico

  • Raquel Mendonça Martins Programa de Pós-graduação em Psicologia e Educação da Faculdade de Educação da USP

Resumo

Este artigo pretende desenvolver uma discussão teórica a partir do rap “Vida Loka parte II”, do grupo Racionais MC’s, que faz parte do álbum duplo Nada como um dia após o outro dia, lançado em 2002. A argumentação contemplará aspectos estético-musicais e de contestação, imanentes a este rap, que o diferenciam, em certa medida, dos padrões impostos pela indústria cultural, tal qual analisados por Theodor W. Adorno, apesar de possuir traços de mercadoria musical.  A reflexão teórica proposta neste artigo partirá dos elementos que compõem o rap “Vida Loka parte II”, que são o vídeo-clipe, a letra e a base musical. Pretende-se identificar tanto em sua base instrumental, quanto no conteúdo da letra, características que possuem relevância estética e potencial crítico, além de analisar como sua sonoridade se funde à temática abordada. O conteúdo da narrativa apresentada pelo rap “Vida Loka parte II” expõe o problema da entrada do jovem negro e pobre para a vida do crime, tendo como principal motivação o fetichismo dos artigos de alto valor. O artigo se propõe a analisar como o fenômeno da valorização da auto-estima, pela via do consumo, foi traduzido musicalmente pelos Racionais MC´s, a partir dos componentes estéticos que configuram o objeto artístico em questão.

Biografia do Autor

Raquel Mendonça Martins, Programa de Pós-graduação em Psicologia e Educação da Faculdade de Educação da USP
Bacharel em violão popular, compositora e pesquisadora. Atua como musicista e atualmente desenvolve pesquisa sobre rap na educação no Programa de Pós-graduação em Psicologia e Educação da Faculdade de Educação da USP.
Publicado
2014-04-22
Edição
Seção
Artigos