O rock brasileiro pós-tropicalismo e a crítica musical em Rolling Stone

  • Cassiano Scherner Centro Universitário Franciscano

Resumo

O presente artigo faz uma análise sobre o rock brasileiro e a crítica musical no jornal Rolling Stone, que circulou no Brasil, de 1972 a 1973. Esta publicação foi pioneira em divulgar questões ligadas à contracultura e ao rock, tanto o produzido por aqui, quanto o estrangeiro. Apesar da sua breve existência, mapeou a produção musical dita “roqueira” daquele período, e a crítica musical foi o esteio principal desse processo. O rock brasileiro vivia uma fase de esvaziamento, tendo poucos grupos e artistas dedicados ao gênero, sendo um contraponto ao contexto atual do mercado musical, em que o excesso massificador dos grupos dedicados ao rock se faz presente.

Biografia do Autor

Cassiano Scherner, Centro Universitário Franciscano
Formado em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos - São Leopoldo/RS) em 1996. Possui Mestrado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS - Porto Alegre/RS) em 2000 e Doutorado também em Comunicação Social pela mesma instituição em 2011. Foi professor dos Cursos de Comunicação Social da Faculdade de Artes e Comunicação (FAC) da Universidade de Passo Fundo (RS) entre 1999 à 2002 e da Faculdade Social da Bahia (FSBA) de Salvador/BA entre 2003 à 2005. Posteriormente, em 2011 ministrou aulas no Curso de Comunicação Social das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT) de Taquara/RS e no Curso de Especialização em Mídias na Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). E em 2013, integrou como professor, o Curso de Especialização em Cinema do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), também em Santa Maria/RS. Possui também curso de Operador de Áudio (2011) e em Locutor em Rádio e TV (2012), ambos pela OSCIP Landell de Moura, localizada em Porto Alegre, RS.
Publicado
2014-09-12
Edição
Seção
Artigos