Gritos femininos: performances das cantoras de MPB e suas significações políticas (anos 1960 e 2000)

  • Bruna Queiroz Prado Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Resumo

O presente trabalho analisa a performance de três importantes intérpretes da MPB – Maria Bethânia, Elis Regina e Elza Soares – e sua ressonância sobre público e críticos especializados em dois contextos marcados por intensos conflitos e mudanças no campo artístico, político e intelectual. Busca, por meio desta, inserir-se em uma reflexão sobre gênero e feminismo, tratando mais especificamente da atuação das mulheres no campo da música popular e da política brasileira. 

Biografia do Autor

Bruna Queiroz Prado, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Cantora, compositora e pesquisadora. Doutoranda em Música, mestra em Antropologia Social e graduada em Música Popular pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem um CD lançado, A maçã, e atualmente finaliza o segundo, de canções de sua autoria. Apresenta-se, também, com o grupo de samba Boca de Cumbuca, formado exclusivamente por mulheres. Atua como professora de canto na escola Canto do Brasil Atividade e Ensino Musical (São Paulo).
Publicado
2017-12-21
Edição
Seção
Dossiê