A voz que desabrocha, o canto que se constrói: perspectivas para o ensino do canto popular brasileiro

  • Joana Mariz Faculdade Santa Marcelina

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão sobre o estado da arte da pedagogia vocal do canto popular brasileiro, levantando seus principais desafios técnicos, estéticos e pedagógicos, e apontando possíveis caminhos para sua expansão no terreno da formação expressiva do intérprete. 

Biografia do Autor

Joana Mariz, Faculdade Santa Marcelina
Cantora e professora de canto. Doutora em Performance Vocal (IA-Unesp) e especialista em Fonoaudiologia - Voz (PUC - SP), realizou aperfeiçoamento em Formação Integrada em Voz (CEV - SP) e certificação no método Somatic Voicework, Levels I-II-III (2011). É Professora de canto erudito e popular na Faculdade Santa Marcelina e uma das coordenadoras do coletivo Vocal-SP.
Publicado
2017-12-21
Edição
Seção
Dossiê