Pitágoras 500

Revista de Estudos Teatrais vinculada ao Departamento de Artes Cênicas da Unicamp

A Revista de Estudos Teatrais Pitágoras 500 é um periódico semestral, vinculado ao Departamento de Artes Cênicas, da Unicamp, que tem por objetivo publicar artigos relacionados ao Teatro em suas mais diversas linhas de pesquisa, teóricas e práticas. Os números são temáticos e recebemos os artigos por meio de chamadas divulgadas semestralmente.

O título da revista, embora inusitado, liga-se à história do Departamento de Artes Cênicas, sendo ele o endereço, dentro da Unicamp, do Barracão em que o departamento está instalado, “temporariamente”, desde sua fundação. Remete também, embora indiretamente, à Grécia Antiga, fundadora do teatro ocidental, e à linha editorial que a revista pretende seguir, dando espaço para a divulgação do pensamento acadêmico voltado para a arte, com toda a complexidade que envolve um estudo “racional” da manifestação artística, por origem ligada aos sentimentos, ao afeto, ao pathos.

************

A Pitágoras 500 é indexada pelos portais:

- DOAJ - Diretory of Open Acess Journals

- Latindex - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

************

CHAMADA PARA PITÁGORAS 500 - vol.10 até 12 de junho de 2016

Os Palcos da Política e As políticas do Palco


Inseridos no conturbado cenário político brasileiro atual, nós, da Revista Pitágoras 500, convidamos pesquisadores das Artes Cênicas e das Humanidades, em geral, a contribuírem com artigos que versem sobre o tema: “Os Palcos da Política e As políticas do Palco”.

Ante o painel de instabilidade política que o país atravessa, acreditamos ser necessário propor um dossiê temático com estudos que foquem aspectos diversos de teatralidade presentes no funcionamento da máquina política brasileira, assim como estudos específicos de poéticas cênicas que são expressão da íntima relação do palco com a realidade social, como reflexo imediato das questões políticas e culturais desse momento. Destacamos a potente relação entre o Teatro, Dança e Performance com o ativismo social que busca dar voz, por exemplo, aos movimentos indígena, LGBT, negro, feminista, etc., evidenciando posturas críticas ante a realidade estabelecida e criando metáforas amplificadoras e redimensionadas das questões humanas presentes em tais movimentos.

O prazo para o recebimento dos artigos que farão parte do número 10 do nosso periódico estende-se até o dia 12 de junho de 2016.

Receberemos também artigos que abordem outros temas relacionados as Artes da Cena e que poderão ser publicados em outras seções da revista, desde que aprovados pelos pareceristas. Para mais informações, ver Foco e Escopo (http://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/pit500/about/editorialPolicies#focusAndScope)

Aceitamos apenas artigos inéditos de doutores. Doutorandos, mestrandos e mestres são aceitos desde que em coautoria com um doutor.

Os textos devem estar adequados às diretrizes para autores constante da página:

(http://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/pit500/about/submissions#authorGuidelines)

 


v. 9, n. 9 (2015): v.9, n.9 (2015)


Capa da revista