Amador e profissional no teatro brasileiro: motivações ideológicas e aspectos econômicos na identidade de grupos teatrais do início do século XXI

  • Elderson Melo de Melo Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Universidade de São Paulo.
  • Mariana Baruco Machado Andraus Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Este texto traz uma reflexão acerca do sentido atribuído historicamente aos termos amador e profissional no teatro produzido no Brasil. Aborda o conceito de teatro amador, buscando sua aplicação em vários momentos históricos e sua caracterização em distintas correntes teatrais consideradas amadoras, especialmente aquelas que caracterizam as produções do século XX. Pretende-se, por meio desta análise, entender o lugar dos termos amador e profissional no cenário teatral brasileiro da atualidade.

Biografia do Autor

Elderson Melo de Melo, Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Universidade de São Paulo.
Docente do Curso Superior de Teatro da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Email: eldersonmelo@gmail.com
Mariana Baruco Machado Andraus, Universidade Estadual de Campinas
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Docente do Curso de Graduação em Dança (Departamento de Artes Corporais, Unicamp). Doutorado em Artes da Cena (Unicamp, bolsista CAPES).

Referências

BERNSTEIN, Ana. A Crítica cúmplice: Décio de Almeida Prado e a formação do teatro brasileiro moderno. São Paulo: Editora IMS, 2005.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2007.

CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1997.

CARREIRA, André. Teatro de grupo: a busca de identidades. Subtexto: Revista de Teatro do Galpão Cine Horto (Belo Horizonte), 1(5): 11-20, dezembro 2008.

ENCICLOPÉDIA ITAÚ CULTURAL. Os Comediantes. Disponível

em:http://enciclopedia.itaucultural.org.br/grupo399356/os-comediantes Acesso em: 21 mar 2011.

FARIA, João Roberto; GUINSBURG, Jacob; LIMA, Mariângela Alves de. Dicionário do Teatro Brasileiro. 2.ed. São Paulo: Perspectiva, 2006.

KÜHNER, Maria Helena. Teatro Amador: Radiografia de uma realidade (1974 – 1986). Rio de Janeiro: INACEN, 1987.

MELO, Elderson. Teatro de grupo no Estado do Acre: trajetória, prática e a inserção do estilo regional. Dissertação de Mestrado em Artes. Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, 2010.

PALOTTINI, Renata. Amor ao amador. Argumento, s. l, v. 1 , n. 3, pp. 75-80, jan. 1974.

VARGAS, Maria Thereza; MAGALDI, Sabato. Cem anos de teatro em São Paulo. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2000.

Publicado
2015-08-03
Seção
Artigos - Temas Livres