Apropriação e pós-modernidade: articulando conceitos para uma metodologia contemporânea de escrita dramatúrgica

  • Virginia Maria Schabbach Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Este artigo articula as reflexões sobre o conceito de apropriação a partir dos estudos de Antoine Compagnon e Affonso Romano de Sant’Anna, percebendo o procedimento como uma prática que tem a pós-modernidade como influência. No foco desta análise, uma escrita dramatúrgica que tem por metodologia a apropriação do universo literário e biográfico da escritora Virgínia Woolf.

Biografia do Autor

Virginia Maria Schabbach, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Artes Cênicas. Mestranda no programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAC/UFRGS) com a pesquisa: Virginia Woolf, apropriação e dramaturgia: um procedimento de escrita textual para o teatro. Orientação da Prof. Dra. Inês Alcaraz Marocco.

Referências

ANDRADE, Oswald de. Pau Brasil. Rio de Janeiro: Globo, 2003.

CAVALCANTE, Alex Beigui de Paiva. Dramaturgia por outras vias: a apropriação como matriz estética do teatro contemporâneo – Do texto literário à cena. Tese de Doutorado/USP: São Paulo, 2006.

COMPAGNON, Antoine. O Trabalho da Citação. Tradução de Cleonice P. B. Mourão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.

CONNOR, Steven. Cultura pós-moderna. Introdução às Teorias do Contemporâneo. Trad. Adail Ubirajara Sobral, Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Edições Loyola, 1993.

HUTCHEON, Linda. Poética do Pós-Modernismo: história, teoria, ficção. Rio de Janeiro: Imago, 1991.

LYOTARD, Jean-François. O Pós-Moderno. Tradução de Ricardo Corrêa Barbosa. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1988.

PEREZ, Karine Gomes. Apontamentos sobre o Conceito de Apropriação e seus Desdobramentos da Arte Contemporânea. Revista Art&, ano 6, n. 10, nov. 2008.

SAMOYAULT, Tiphaine. A Intertextualidade. Tradução de Sandra Nitrini. São Paulo: Aderaldo & Rothschild, 2008. SANT’ANNA, Affonso Romano de. Paródia, Paráfrase & Cia. São Paulo: Ática, 2003.

Publicado
2015-12-30
Seção
Artigos - Dossiê Temático