Uma observação sobre o épico em Um dia ouvi a Lua, de Luís Alberto de Abreu

  • Luís Roberto Arthur de Faria Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Este artigo discute como o autor Luís Alberto de Abreu define a linguagem épica em textos teatrais. Como exemplo de análise, a peça Um Dia Ouvi a Lua.

Biografia do Autor

Luís Roberto Arthur de Faria, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando em Artes da Cena pela Unicamp.
ORCID: http://orcid.org/ 0000-0001-9217-7652. E-mail: lafarialuis11@gmail.com

Referências

ABREU, Luís Alberto de. Luís Alberto de Abreu: um teatro de pesquisa. Organização de Adélia Nicolete. Coleção Textos, 25, SP, Editora Perspectiva, 2011.

BRITO, Rubens José de Souza. Dos Peões ao Rei: o teatro épi- co-dramático de Luís Alberto de Abreu. Tese apresentada ao Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, como exigência parcial para obtenção do Título de Doutor em Artes. ECA-USP, São Paulo, 1999.

CARRICO, André. Por conta do Abreu: comédia popular na obra de Luís Alberto de Abreu. Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado em Artes do Instituto de Artes da UNICAMP como requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Artes sob a orientação do Prof. Dr. Rubens José Souza Brito. UNICAMP, Campinas, 2004.

FARIA, Luís Roberto Arthur de. Caderno de Dramaturgia: Uma proposta de trabalho a partir de “Noite de Reis”, de William Shakespeare. Dissertação de Mestrado, Unicamp, Instituto de Artes. Campinas, SP,2012. Disponível em: http://www.bibliotecadigital. unicamp.br/document/?code=000878307&opt=1 Acesso em 30/06/2015

LEONARDELLI, Patrícia. A memória como recriação do vivido: um estudo da história do conceito de memória aplicado às artes performativas na perspectiva do depoimento pessoal. Tese de Doutorado, curso de Pós-Graduação em Artes Cênicas, USP, SP, 2008.

SHAKESPEARE, William. Twelfth Night, or, What you will. Penguin Popular Classics, 1994. Reprinted 2001.

SILVA, Igor de Almeida. Retrato do amor quando jovem à moda caipira. Disponível em: http://www.questaodecritica.com.br/2011/10/ retrato-do-amor-quando-jovem-a-moda-caipira/. Acesso em: 21/07/2015.



Publicado
2016-06-30
Seção
Artigos - Dossiê Temático