Arqueologia do Rádio
Resumo
Este artigo visa utilizar as propostas de investigação e análise da Arqueologia da Mídia, que procura recuperar o uxo continuado da História, seus eventos e fenômenos, a m de compreender a produção dos meios de comunicação, além estabelecer uma ligação com a Ecologia da Mídia, na busca de entender o modo como os veículos afetam a percepção humana. Essa perspectiva de pesquisa explora o material mais variado possível, podendo ser ele bibliográ co, sonoro ou visual, com o objetivo de dar vida a novas propostas, novas mensagens, en m, novos produtos. Neste artigo, apresenta-se uma viagem “anarqueológica” ao universo do rádio, como sugere Siegfried Zielinski.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Sonora e publicaremos a correção num dos próximos números.