Bossa Nova: de canção a trilha

  • Elisabete Alfeld
  • Carmen Lúcia José

Resumo

No movimento de uma mídia para outra, a dinâmica de um texto cultural ressemantiza o texto cultural de origem, restrigindo-o e/ou complexi cando-o esteticamente. No Brasil, a Bossa Nova, surgida na década de 50, foi um movimento de nitivo para a canção popular. Depois disso, a dinâmica da cultura deslocou e relocou muitos dos textos musicais da Bossa Nova para outros contextos midiáticos; um deles foi o deslocamento e relocamento realizado pela televisão, mais especi camente, deslocado para o contexto da telenovela e no áudio como trilha da telenovela. Como trilha, a canção pode ser tema de abertura, de personagens ou ainda fazer as passagens entre cenas. Deslocada de seu contexto original, a canção dialoga com os elementos característicos da dramaturgia do entretenimento; os fragmentos da canção na cena servem à imagem distanciando-a de suas marcas estéticas. No caso da Bossa Nova, cujo paradigma composicional era “o amor, o sorriso e a or”, quando relocada no contexto da telenovela, cria um contraponto em relação às tramas e subtramas presentes no enredo. Este recurso traz para a cena da novela a notoriedade de um gênero musical, porque já a rmado anteriormente pela audiência, quando da escuta no contexto original; no entanto, a notoriedade não é reconhecida pela escuta massiva e a canção é apenas trilha. 

Publicado
2016-10-22
Edição
Seção
Artigos