Sensações, Afetos e Experiências na Webdiáspora
Resumo
O objetivo deste artigo é discutir a performance musical de grupos de imigrantes de algumas nacionalidades dentro da chamada webdiáspora, a m de veri car: 1) a emergência de ações estético culturais como novas práticas políticas, especialmente dentro do conceito de ator-rede, de Bruno Latour; 2) a centralidade de afetos, conhecimento e experiência nos processos de mobilização e identi cação de públicos; 3) a construção das socialidades, seguindo os conceitos de Michel Ma essoli, de agrupamentos diversos; e 4) a ampliação e capacidade comunicativa do público. Entre os principais resultados, destaca- se que as apresentações musicais desses espaços comunicacionais virtuais e de representação cultural podem contribuir para produzir sensações, experiências e afetos – característica básica da música – dentro de uma comunidade simbólica formada por imigrantes, fortalecendo a formação identidade cultural, que a ora como principal fator de pertencimento.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Sonora e publicaremos a correção num dos próximos números.