Empobrecimento estético e música popular: a hipermidiatização da música e a formação de um novo público-ouvinte

  • Kleber Mazziero de Souza

Resumo

Revisitando a veiculação de música popular brasileira de alto padrão estético nas grades de programação da mídia televisiva brasileira nas décadas de 1960 e 1970, este trabalho intenta traçar um paralelo entre as espécies de canção popular produzidas e consumidas àquela época e nas primeiras décadas do século XXI, notadamente após o fenômeno aqui denominado “hipermidiatização da música”, vale dizer, o surgimento e a disseminação dos dispositivos de armazenamento, compilação, compartilhamento e audição musical em movimento. Distintas no que tange à construção melódica, à estruturação harmônica, à concepção rítmica e à temática das letras, as produções musicais das épocas aqui destacadas, em grande medida, revelam as diferentes relações entre produtores de conteúdo musical, canais de mídia de massa e apropriação estética do público-ouvinte de música popular brasileira.

Publicado
2016-10-22
Edição
Seção
Artigos