Steve Reich e o loop como marca de um eterno retorno da diferença
Resumo
O objetivo deste trabalho é mostrar o loop como aspecto repetitivo em contínua mudança na obra de Steve Reich, com variações resultantes de um deslocamento lento. Antes pensado como sinal tecnográfico que emerge a partir de uma tecnologia, com o processo de transformação contínua temos o loop como outra tecnologia que deixa novas marcas estéticas. Para entender melhor estas mudanças utilizaremos a noção de eterno retorno apresentada em Nietzsche, caracterizada por uma ambiguidade crítica.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Sonora e publicaremos a correção num dos próximos números.