Dança e Práticas Orientais: das experiências e das produções acadêmicas nas Artes Cênicas

  • Aline dos Anjos do Nascimento UFRN

Resumo

A pesquisa teve como objetivos discutir possíveis relações entre dança e práticas orientais a partir de registros acadêmicos que versam sobre a aproximação entre práticas orientais e as artes cênicas, dar continuidade da descrição e discussão sobre a experiência de artistas da dança cuja formação inclui ou se aproxima das práticas orientais, organizar e discutir eixos temáticos sobre a relação entre dança e práticas orientais. Os caminhos metodológicos partiram da busca on-line de publicações no Portal da ABRACE (Memória Abrace Digital), a partir de palavras-chave: Arte Marcial; Presença; Yoga; e Tai Chi. Houve, também, uma parceria com a disciplina de Corpo e Espaço, a qual possibilitou oportunidade, acesso a experiências com as práticas orientais: Tai Chi e Dança Butoh e coleta de relatos. As publicações encontradas e os relatos foram interpretadas a partir da Análise Temática (Bardin). Com os registros adquiridos constatou fortes elos entre as práticas orientais e o campo das Artes Cênicas. Para a discussão, estabeleceu-se dois eixos temáticos: Meditação (autoconhecimento) e Treinamento (do corpo do artista).

Biografia do Autor

Aline dos Anjos do Nascimento, UFRN
Possui graduação em Tecnologia em Construção de Edifícios pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2011), tem experiência na área de Engenharia Civil com ênfase em administração de obras. Em 2015 retomou os estudos na área da Dança, ingressando como discente na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no curso de Dança, modalidade licenciatura. Ao longo dos anos vivenciou práticas corporais através do balé clássico, da capoeira e pelo ritmo do axé, onde participou de grupo de dança. Desde 2015 atua como bolsista de iniciação científica pela UFRN (PIBIC - CNPQ) vinculada ao projeto de pesquisa: DANÇA, CORPO E PRESENÇA: ARTICULAÇÕES ENTRE A ARTE E A DOCÊNCIA, pertencendo a base de pesquisa CIRANDAR (Grupo de Pesquisa em Corpo, dança e processos de criação).

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Publicado
2018-03-19