Em que ainda nos pode servir a tua Europa, Carmelo Bene?

  • Silvia Balestreri Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

A começar pelos idiomas em que podem ser submetidos resumos para este evento, vê-se que a cultura e o idioma italianos não têm hegemonia sobre a constituição e divulgação do conhecimento acadêmico que temos produzido nas artes cênicas brasileiras, mesmo que a história do teatro ocidental passe necessariamente e em momentos precisos por manifestações e expressões que tiveram lugar na península itálica. Dadas as atuais condições, no Brasil, de retirada de direitos, redução dos investimentos em educação, problematização seja dos privilégios, seja da falta deles entre estudantes, assim como de apreciação do papel social do conhecimento, insistir na pesquisa de um artista europeu, por mais que sua obra seja valorizada apesar de ainda pouco conhecida nos estudos das artes da cena, merece uma discussão atenta, não para um alinhamento a microfascismos que delimitam fortemente o que é ou não válido em várias instâncias, mas para pensar em que estamos empregando nosso tempo e o pouco dinheiro que recebemos, qual o retorno social desse investimento e o que, nesta situação, uma aproximação à obra de Carmelo Bene pode suscitar inclusive com respeito a tais questões. Mesmo que de forma nem sempre evidente, sabe-se que toda escolha é politicamente direcionada. O momento é de dessacralização e desnaturalização dos cânones do conhecimento e das escolhas que realizamos em vários campos da existência. Este trabalho se propõe a examinar se há utilidade ou potência em um estudo que tem um artista italiano como eixo de pensamento na atual situação de submissão ao grande capital em que foram arrastadas recentemente a sociedade brasileira e outros países da América Latina.

Biografia do Autor

Silvia Balestreri, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Associada do Departamento de Arte Dramática e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS

Referências

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Publicado
2018-03-19