Reis e plebeus nas ruas: Incursões etnográficas junto à circulação do espetáculo de teatro de rua “Era uma vez um rei”, do grupo Pombas Urbanas

  • Alexandre Falcão de Araújo Universidade Federal de Rondônia

Resumo

O presente trabalho apresenta a descrição e análise de incursões etnográficas acompanhando apresentações do espetáculo de teatro de rua “Era uma vez um rei”, do grupo Pombas Urbanas, sediado no bairro Cidade Tiradentes, extremo leste de São Paulo. O foco principal do campo etnográfico esteve na recepção da obra por parte do público, relacionando-a com as proposições da encenação, bem como com as formas de apropriação do espaço público por parte dos espectadores. Ao longo da análise, parte das experiências vivenciadas são relacionadas com as categorias de Antropologia Urbana propostas por José Guilherme Cantor Magnani, como pedaço, mancha e circuito. Alguns pontos da análise de campo e dos escritos teóricos acerca do teatro de rua são contextualizados também em relação ao conceito de atitude blasé, como proposto por Georg Simmel (1967). A observação participante junto ao elenco do espetáculo, mas principalmente junto ao público foi a principal técnica utilizada no campo, buscando entender como se dá a apreensão da obra por parte dos espectadores: como as pessoas reagem às cenas, quais comentários tecem e, eventualmente, como emitem opinião acerca do espetáculo. Além da obra em si, a etnografia realizada teve por objetivo compreender se (e como) a experiência teatral de rua promove transformações na relação do público com a cidade. A análise realizada traz algumas pistas nesse sentido, apontando também para a diversidade de experiências e apreensões de acordo com o local e o contexto em que se realizaram as apresentações.  

Biografia do Autor

Alexandre Falcão de Araújo, Universidade Federal de Rondônia
Ator formado pela ELT - Escola Livre de Teatro de Santo André (2011), bacharel em Gestão Ambiental pela USP - Universidade de São Paulo (2005) e mestre em Artes pela Unesp - Universidade Estadual Paulista (2013). Atualmente é doutorando em Artes pela Unesp, professor do curso de Licenciatura em Teatro da UNIR - Universidade Federal de Rondônia e coordenador do grupo de trabalho Artes Cênicas na Rua da ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro de rua, teatro comunitário, teatro político, educação ambiental e educação não-formal.

Referências

CARREIRA, André. Teatro de rua como ocupação da Cidade: Criando Comunidades Transitórias. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas. Florianópolis: UDESC/CEART. Vol. 1, n.13. Setembro de 2009.

FONSECA, Michelle Nascimento Cabral. Performatividade e espaço público: processos comunicacionais no teatro de rua. Tese (Doutorado em Comunicação Social), PUCRS. Porto Alegre, 2016. GUÉNOUN, Denis. A exibição das palavras: uma idéia (política do teatro). Tradução Fátima Saadi. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto, 2003.

MAGNANI, J. Guilherme Cantor. Da periferia ao centro: trajetórias de pesquisa em Antropologia Urbana. São Paulo: Editora Terceiro Nome, Coleção Antropologia Hoje, 2012.

MAGNANI, J. Guilherme Cantor. Festa no pedaço. 3ª edição. São Paulo: Hucitec/ Unesp, 2003.

MATE, Alexandre. Teatro de rua. In: KOUDELA, Ingrid Dormien; ALMEIDA JÚNIOR, José Simões. Léxico de Pedagogia do Teatro. São Paulo: Perspectiva: SP Escola de Teatro, 2015.

MATE, Alexandre. Buraco d´Oráculo: Uma trupe paulistana de jogatores desfraldando

espetáculos pelos espaços públicos da cidade. São Paulo: RWC, 2009.

SILVESTRE, Neomisia. Esumbaú, Pombas Urbanas! 20 anos de uma prática de Teatro e Vida. São Paulo: Instituto Pombas Urbanas, 2009.

SIMMEL, Georg. A Metrópole e a Vida Mental. In: VELHO, Otávio Guilherme. O Fenômeno Urbano. Rio de Janeiro: 1967. TEIXEIRA, Adailtom Alves. Pombas Urbanas Semeando Asas. In: TURLE, Licko; TRINDADE, Jussara; GOMES, Vanéssia. Teatro de rua - discursos, pensamentos e memórias em rede. Fortaleza: Aldeia Casa Viva, 2016. 1ª edição. TURLE, Licko; TRINDADE, Jussara; GOMES, Vanéssia. Teatro de rua - discursos, pensamentos e memórias em rede. Fortaleza: Aldeia Casa Viva, 2016. 1ª edição.

Publicado
2018-03-19