Ah! Ela é guerreira, Rosinha bebedeira…e ainda é mulher faceira

  • Ana Claudia Moraes Universidade Federal do Pará

Resumo

Este trabalho apresenta a mitologia da Entidade Rosinha Malandra através dos pontos cantados e da tradição oral da Umbanda. Retrata, com isso, uma etapa da pesquisa de doutorado em Artes, em andamento, sob a base epistemológica da Etnocenologia, disciplina que sofreu, em seu fundamento, influência do etnomusicólogo John Blacking, no que se refere as PCHEOS – Práticas e Comportamentos Humanos Espetaculares Organizados. O artigo também salienta a reflexão sobre o lugar do CORPO como experiência social e coletiva e adensa essa discussão com as conexões artísticas do corpo-cena, noção de corpo elaborada por mim para a produção de uma poética a partir da pesquisa. 

Biografia do Autor

Ana Claudia Moraes, Universidade Federal do Pará
Doutoranda em Artes pelo PPGARTES/UFPA

Referências

BARBOSA JÚNIOR, Ademir. O livro essencial de Umbanda. São Paulo: Universo dos Livros, 2014.

BLACKING, John. Humanly Organized Sound. In: How musical is man? 6. ed. Seattle: University of Washington Press, 2000. p. 3-31.

BUCKLAND, Theresa Jill. Mudança de Perspectiva na Etnografia da Dança. In: CAMARGO, Giselle Guilhon Antunes (Org.). Antropologia da Dança I. Florianópolis: Insular, 2013.

LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

LIGIÉRO, Zeca. Corpo a corpo: estudo das Performances brasileiras. Rio de Janeiro: Garamond, 2011.

______. Malandro Divino: a vida e a lenda de Zé Pelintra, personagem mítico da Lapa carioca. Rio de Janeiro: Nova Era, 2010.

MARINHO, Roberval F. O Imaginário Mitológico na Religião dos Orixás – Um estudo da dinâmica da comunicação e da arte no sistema cultural nagô. In: BARRETTI FILHO, Aulo (Org.). Dos Yorùbá ao Candomblé Kétu. Origens, tradições e continuidade. São Paulo: EdUSP, 2010.

PAES LOUREIRO, João de Jesus. A arte como encantaria da linguagem. Belém: Editora Universitária/UFPA, 2008. p. 01.

SEEGER, Anthony. Etnografia da música. Tradução de Giovanni Cirino. In: Sinais diacríticos: música, sons e significados, Revista do Núcleo de Estudos de Som e Música em Antropologia da FFLCH/USP, n. 1, 2004.

Publicado
2018-03-19