Quando nasci minha avó: o corpo em performance atravessado pelo tempo

  • Camila Matzenauer dos Santos Universidade Federal de Santa Maria
  • Gisela Reis Biancalana Universidade Federal de Santa Maria
  • Marcella Nunes Rodrigues Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

O presente trabalho apresenta um recorte de uma pesquisa em Artes Visuais inserida na área de Arte e Cultura. No trabalho é abordada a passagem do tempo no corpo feminino através da criação de performances arte. Deste modo, reconhece-se a pertinência das pesquisas de gênero, bem como das interferências do tempo e a potência das imagens na vida humana e na arte. No artigo em questão, o enfoque é dado à criação de uma performance artística desenvolvida a partir da reconstrução de uma fotografia da avó da pesquisadora, quando jovem. A partir de seus traços em comum, a poética do trabalho propõe refletir sobre os efeitos do tempo na mulher. Ao valorizar as subjetividades presentes nesse processo, a autora baseia sua escrita em autores que abordam questões referentes à performance, feminino e a imagem artística performativa perpassando os estudos da cultura visual.

Referências

ALMEIDA, Flavia Leme de. Mulheres recipientes: recortes poéticos do universo feminino nas artes visuais. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia, tradução de Júlio Castão Guimarães. São Paulo: Nova Fronteira, 1980.

BEAUVOIR, Simone. O Segundo sexo – fatos e mitos; tradução de Sérgio Milliet. 4 ed. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1980. BERNSTEIN, Ana. A performance solo e o sujeito autobiográfico. Sala preta. Vol. 1, p, 91 – 103, 2001.

COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2002.

CRIMP, Douglas. Estudos culturais, cultura visual. REVISTA USP, São Paulo, n.40, p.78-85, dezembro/fevereiro 1998-99.

HERNÁNDEZ, Fernando. A cultura visual como um convite à deslocalização do olhar e ao reposicionamento do sujeito in MARTINS, Raimundo & TOURINHO, Irene (Orgs.) Educação da cultura visual: conceitos e contextos, 2011.

TURCHIELLO, Caroline. Habitar somático: um corpo que abre os poros para ver (-se) a partir de sua dança/performance. 2016. 191 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós Graduação em Artes Visuais – Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, 2016.

Publicado
2018-03-19