Espetacularidades na Iluminação de finados em Curuçá-PA

  • Valéria Fernanda Sousa Sales Universidade Federal do Pará

Resumo

O presente artigo versará sobre a investigação das espetacularidades na Iluminação de finados (02 de novembro, Dia de Finados) no cemitério São Bonifácio em Curuçá-PA. Local este que recebe visitantes o dia todo, sendo o seu maior fluxo à noite. Na frente do cemitério há venda de comidas, bebidas, brinquedos, flores, velas... Dentro do cemitério famílias reunidas ao redor de túmulos, acendendo velas, colocando flores, consumindo bebidas alcoólicas, “conversando com os finados”, reencontrando amigos e parentes. Investigação esta na qual utilizo a lente da Etnocenologia em uma relação circular de trajeto-projeto-fenômeno-afeto no meu projeto de doutoramento em Artes (PPGARTES/ICA/UFPA), sob orientação do Prof. Dr. Miguel Santa Brigida.

Biografia do Autor

Valéria Fernanda Sousa Sales, Universidade Federal do Pará
Atriz, Encenadora, Professora. Doutoranda em Artes (PPGARTES-UFPA), Mestra em Artes (PPGARTES-UFPA), Especialista em Língua Portuguesa (UFPA), Aperfeiçoada em Historicidade Etnico-racial na Amazônia (SEDUC-UFPA), Licenciada plena em LETRAS (UFPA). Funcionária Pública SEDUC-PA. Sócia efetiva ABRACE. Membro do GRupo de Pesquisa TAMBOR (CNPq).

Referências

BIÃO, Armindo Jorge de Carvalho. Aspectos epistemológicos e metodológicos da etnocenologia: por uma cenologia geral. In: ______. Etnocenologia e a cena baiana: textos reunidos. Prefácio de Michel Maffesoli. Salvador: P & A Gráfica e Editora, 2009. p. 89-94.

______. Um léxico para a Etnocenologia: proposta preliminar. In: ______ (Org.). V Colóquio de Etnocenologia. Universidade Federal da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Anais. Salvador: Fast design, 2007. p 43-48.

SALES, Valéria Fernanda Sousa. Lágrimas e cachaça: a espetacularidade do cortejo fúnebre do frete em São João do Abade, Curuçá-PA. 2014. 117 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém do Pará, 2014.

SANTA BRIGIDA, Miguel. A Etnocenologia na Amazônia: Trajetos-Projetos-Objetos-Afetos. Repertório: teatro & dança. Universidade Federal da Bahia. Escola de Teatro. Escola de Dança. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Ano 18, n. 25, p. 13-23, 2015.2. Salvador: UFBA/PPGAC.

Publicado
2018-03-19