Teatralidade Infantil: uma discussão sobre o processo de criação da criança enquanto Ser artista

  • Soraya de Souza de Oliveira CENTRO ESTADUAL DE ARTE DA PARAIBA

Resumo

Este estudo consiste em analisar a formação da criança, nas perspectivas dramatúrgica e cênica, observando o processo de aprendizagem e de criação da própria dramaturgia, tanto no texto teatral como na expressão cênica.  Como Professora de Artes Cênicas do Município de João Pessoa e Professora de Teatro do Centro Estadual de Arte da Paraíba tenho observado nos Cursos de Teatro para Crianças que, geralmente, se faz referência ao entretenimento, preenchimento do tempo livre e ao teatro de cunho educativo com propostas pedagógicas que auxiliem o aprendizado em outras disciplinas do currículo regular do ensino escolar, e não como formação específica da área. Reconhecendo o relevante papel do teatro na educação, esta investigação não se detém apenas ao ensino do teatro como instrumento pedagógico de outras áreas do conhecimento, mas sob a ótica do desenvolvimento do infanto, enquanto SER artista. Para tanto, esta pesquisa investiga a capacidade de criação, fruição e estética da criança a partir de jogos dramáticos interculturais, nos quais, os estudantes são provocados a leituras e releituras de imagens do cotidiano deles, de pinturas de Cândido Portinari e Tarsila do Amaral, de músicas que permeiam o cenário destes aprendizes, e de contos clássicos e contemporâneos que transpassam o universo infanto-juvenil. Muito embora, a análise ainda não esteja concluída, já é possível vislumbrar, mesmo que ainda prematuramente, a compreensão do processo criativo da criança em sua plenitude artística, no que se refere à arte dramática, tanto na poética textual como na performance cênica.

Biografia do Autor

Soraya de Souza de Oliveira, CENTRO ESTADUAL DE ARTE DA PARAIBA

Mestre em linguística e Ensino, Especilista em Educação em Direitos Humanos com pesquisa sobre o Teatro do Oprimido, Licenciatura em Artes Cênicas e Bacharel em Comunicação Social, todos pela Universidade Federal da Paraíba.

Professora de Teatro do Centro Estadual de Arte da Paraíba (quadro efetivo)

Professora de Artes Cênicas da Prefeitura Municipal de João Pessoa

Escritora, Encenadora e Dramaturga

Referências

Técnica de Teatro Imagem - BOAL, Augusto. Jogos para atores e não-Atores. 11ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

Jogos Teatrais - REVERBEL, Olga. Um Caminho do Teatro na Escola. São Paulo: Scipione, 1997.

Jogos Teatrais e de Improvisação - SPOLIN, Viola. Jogos Teatrais: o fichário de Viola Spolin. Trad. Ingrid. Dormien Koudela. São Paulo: Perspectiva, 2012.

Publicado
2018-03-19