Teatralidade Infantil: uma discussão sobre o processo de criação da criança enquanto Ser artista
Resumo
Este estudo consiste em analisar a formação da criança, nas perspectivas dramatúrgica e cênica, observando o processo de aprendizagem e de criação da própria dramaturgia, tanto no texto teatral como na expressão cênica. Como Professora de Artes Cênicas do Município de João Pessoa e Professora de Teatro do Centro Estadual de Arte da Paraíba tenho observado nos Cursos de Teatro para Crianças que, geralmente, se faz referência ao entretenimento, preenchimento do tempo livre e ao teatro de cunho educativo com propostas pedagógicas que auxiliem o aprendizado em outras disciplinas do currículo regular do ensino escolar, e não como formação específica da área. Reconhecendo o relevante papel do teatro na educação, esta investigação não se detém apenas ao ensino do teatro como instrumento pedagógico de outras áreas do conhecimento, mas sob a ótica do desenvolvimento do infanto, enquanto SER artista. Para tanto, esta pesquisa investiga a capacidade de criação, fruição e estética da criança a partir de jogos dramáticos interculturais, nos quais, os estudantes são provocados a leituras e releituras de imagens do cotidiano deles, de pinturas de Cândido Portinari e Tarsila do Amaral, de músicas que permeiam o cenário destes aprendizes, e de contos clássicos e contemporâneos que transpassam o universo infanto-juvenil. Muito embora, a análise ainda não esteja concluída, já é possível vislumbrar, mesmo que ainda prematuramente, a compreensão do processo criativo da criança em sua plenitude artística, no que se refere à arte dramática, tanto na poética textual como na performance cênica.
Referências
Técnica de Teatro Imagem - BOAL, Augusto. Jogos para atores e não-Atores. 11ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
Jogos Teatrais - REVERBEL, Olga. Um Caminho do Teatro na Escola. São Paulo: Scipione, 1997.
Jogos Teatrais e de Improvisação - SPOLIN, Viola. Jogos Teatrais: o fichário de Viola Spolin. Trad. Ingrid. Dormien Koudela. São Paulo: Perspectiva, 2012.