NAU EM PROCESSO
Resumo
Partindo do processo criativo e da pesquisa prática do autor, o texto versa sobre as hierarquizações dos saberes e fazeres no campo das artes cênicas, bem como no campo das artes na academia. A pesquisa em andamento se manifesta através do processo de criação de um espetáculo/performance no qual a busca de sentido está associada às operações materiais e técnicas e à construção de aparatos cênicos que precedem a montagem e o texto dramatúrgico. Dialogando com questões levantadas por Hans-Thies Lehmann e Heiner Goebbels, constata-se que em muitos cursos de graduação em teatro ainda existe a supervalorização do texto dramatúrgico em detrimento da encenação, e o papel preponderante do diretor sobre os outros agentes, desconsiderando por vezes as pesquisas e realizações de mais de um século de modernismo, excluindo-as da “tradição” do teatro e ignorando-as. Considera-se que, em se mantendo o texto acadêmico como parte da pesquisa em arte, que este seja entendido como um exercício de pensamento sobre o processo criativo cuja reflexão não busque necessariamente respostas precisas e verdades absolutas. Mesmo não requisitando uma postura mais radical, daqueles que defendem que a obra de arte produzida em situação de pesquisa dispense o texto acadêmico, buscam-se maneiras adequadas ao fazer e ao pensar próprios do nosso campo de pesquisa dentro da Universidade, pleiteando que a produção artística seja aceita como válida per se. Entende-se que o artista na academia, mais do que pensar sobre o seu trabalho, deve pensar através do trabalho.
Referências
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