Gerações, textos e cenas: em busca de uma pedagogia do drama

  • Hélio Junior Rocha de Lima

Resumo

Ao revisitar algumas composições textuais, o autor deste artigo reflete sobre o seu próprio processo de escrita e montagens cênicas, traçando o percurso de algumas composições dramatúrgicas e de suas motivações, assim como, dos processos de revisões e adaptações aos novos contextos no âmbito da escola e das experiências de grupos e companhias teatrais. Além de sistematizar as produções dos textos dramáticos ao longo de três décadas, quer-se trazer à tona questões relacionadas às pedagogias das escrituras cênicas. No entanto, diante de diversos registros em formas de relatórios, diários, planos de aulas e textos teatrais arquivados, fez-se necessário um recorte para ressaltar as dinâmicas e jogos teatrais com crianças, jovens, adultos e idosos, que culminaram com a criação de textos dramáticos. Observa-se que alguns textos foram antes encenados e só depois transcritos e organizados para linguagem escrita, enquanto outros textos emergiram de processos criativos solitários e posteriormente levados às dinâmicas das leituras dramáticas e salas de ensaio. Verifica-se, ainda, no decorrer do artigo, que três modos de escrita do texto teatral são ressaltados: a escrita solitária; a escrita resultante da pesquisa dos processos criativos dos atores-jogadores; e a escrita colaborativa cujo surgimento se deu a partir das transcrições das improvisações com base em temas geradores.

Referências

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: Ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. de Sergio Paulo Rouanet. SP: brasiliense, 1985. (Obras Escolhidas v.1)

BOAL, Augusto. Técnicas latino-americanas de teatro popular. SP: Hucitec, 1977.

BEZERRA, Djakson da Rocha (Org.). Companhia teatral Gabotun da Universidade Federal do Rio Grande do Norte: Textos Dramáticos. Natal: Offset Gráfica e Editora, 2002.

BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Trad. de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Rocco, 1987.

CAMPOS, Haroldo. Deus e o diabo no Fausto de Goethe. São Paulo: perspectiva, 1981.

COHEN, Renato. Work in progress na cena contemporânea. São Paulo: perspectiva, 1998.

DALI, Salvador. Diário de um gênio. Lisboa: Ulisseia, 1964.

GARCÍA, Santiago. Teoria e prática do teatro. São Paulo: Hucitec, 1988.

GINZBURG Carlo. A micro-história e outros ensaios. trad. Narino António. - Rio de Janeiro : Bertrand Brasil S.A., 1989.

KOUDELA, Ingrid Dormien. Brecht na pós-modernidade. São Paulo: perspectiva,2001.

LIMA, Hélio Jr. R. Theaterregie, Spielleitung und Animation in der Theaterpädagogischen Praxis (Direção Teatral, Coordenação de Jogos e Animação na Práxis da Pedagogia do Teatro).2007, 67 S. Abschlussarbeit im Rahmen der Ausbildung zum Theaterpädagogen (BuT) an der Theaterwerkstatt Heidelberg, 2007.

LIMA, Hélio Jr. R.. Pedagogia de um teatro popular. Natal, Casa Renascer, 2009.

NICKEL, Hans-Wolfgang. Thema und Regie (Tema e Direção Teatral). Institut für Lehrerfortbildung, Lehrplanentwicklung und Medien. Thillm, 2003.

PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos. Trad. Sergio Sálvia Coelho. São Paulo, Perspectiva, 2005.

ROMANÃ, M. A. Do psicodrama pedagógico à pedagogia do drama. Campinas/SP: papiros, 1996.

ROUBINE, Jean-Jacques. A linguagem da encenação teatral 1880-1980. Trad. e apresentação de Yan Michalski – 2ª. Ed. – Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.

RYNGAERT, Jean-Pierre. Ler o teatro contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

_____________ Introdução à análise do teatro. Trad. Paulo Neves. São Paulo, Martins: Fontes, 1995.

Publicado
2018-03-19