O Trabalho Cotidiano do Corpo Arte Performativo

  • Liana da Silva Cunha Universidade Federal de Santa Maria
  • Gisela Reis Biancalana Universidade Federal de Santa Maria
  • Marcella Nunes Rodrigues Universidade Federal de Santa Maria
  • Ariadne Paz da Silva Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

A pesquisa em desenvolvimento consiste na elaboração de um espetáculo performativo de dança. Esta investigação está imersa em um coletivo que envolve três artistas-pesquisadoras. Deste modo, o objetivo deste texto recai sobre o recorte investigativo calcado no cuidado de si enquanto prática corporal cotidiana. Os procedimentos metodológicos levam em consideração o pensar, criar e experimentar esses corpos dançantes. Desta maneira, elaborou-seum ritual corporal diário a partir de práticas que evocam o cuidado de si na relação coletiva. Este cuidado considera as necessidades, interesses, desejos e tradiçõesinstaurados em cada corpo. Como resultado parcial pode-se apontar um procedimento composto por exercícios adaptados por cada artista deste grupo. Este ritual repete-se durante três dias na semana, atento aos limites e aberto a propostas desafiadoras. O cuidado de si é um pressuposto que auxilia o bailarino no desenvolvimento e consciência do corpo, necessário para conhecer a coerência das escolhas cotidianas na arte.

Referências

BARBA, Eugenio; SAVARESE; Nicola. A arte secreta do ator: Dicionário de Antropologia Teatral. Trad. Luís Otávio Burnier. São Paulo: Hucitec; Campinas: Unicamp, 1995.

COURTINE, Jean Jacques. Introdução . In: CORBIN, Alain; COURTINE, Jean Jacques; VIGARELLO, Georges. História do corpo. Vol. 3: As mutações do olhar: O Século XX. Petrópolis: Vozes, 2008.

GREINER, Cristine. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005.

ICLE, Gilberto. Pedagogia teatral como cuidado de si. São Paulo: Hucitec, 2010.

MAUSS, Marcel. Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac e Naify, 2011.

MILLER, Jussara. A escuta do corpo – sistematização da técnica Klauss Vianna. São Paulo: Summus, 2007.

QUILICE, Cassiano Sydow. O Treinamento do Ator/Performer e a “Inquietude de Si”. 2008. http://www.portalabrace.org/vcongresso/textos/territorios/Cassiano%20Sydow%20Quilici%20%20O%20treinamento%20do%20atorperformer%20e%20a%20inquietude%20de%20si.pdf. Acesso em 29/06/2017.

QUILICE, Cassiano Sydow. O Conceito de “Cultivo de Si”. 2011. http://www.portalabrace.org/vireuniao/territorios/13.%20Cassiano%20Quilici.pdf. Acesso em 26/09/2017.

Publicado
2018-03-19