A Ação Baby Dolls: Sobre a Violência Cotidiana Naturalizada

  • MARCELO EDUARDO ROCCO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI (UFSJ)

Resumo

O presente trabalho irá analisar a ação artística “Baby Dolls- Uma Exposição de Bonecas”, criada pelo “Obscena – Agrupamento Independente de Pesquisa Cênica”, de Belo Horizonte (MG). A ação “Baby Dolls” nasce como fruto do diálogo entre mulheres artistas integrantes do Obscena. Tal ação consiste na apresentação de três atrizes/performers trajadas de diferentes tipos de bonecas que criam seus respectivos nichos de exposição frente ao público. Grosso modo, a estrutura de montagem dos espaços das bonecas é seguida pela demarcação dos corpos com giz no chão. Posteriormente, realizam-se diferentes escritos sobre a mulher dentro dos desenhos demarcados. As “bonecas” instalam-se em seus nichos individuais, porém, a ação acontece de maneira que cada boneca/performer perceba a presença da outra, contribuindo significativamente para as possíveis conexões que o espectador fará sobre as mesmas. A exposição de bonecas é construída em frente aos transeuntes, na edificação de feituras simultâneas e complementares para a comunicação com o espectador. O caráter multidirecional da ação, em que cada performer constrói o seu tipo individual de boneca, possibilita ao espectador dividir a atenção entre cada nicho, mas sem perder a conexão global da obra. De modo geral, a abordagem acerca da violação da mulher – destituída como sujeito – e o perpetuamento da violência dentro da nossa cultura machista, se figuram entre os incômodos das artistas em questão sendo, em parte, os propulsores de Baby Dolls. Logo, as artistas em questão contribuem para aumentar o coro das vozes dissonantes ao patriarcado brasileiro, ecoando seus incômodos em uma ação artística.

Biografia do Autor

MARCELO EDUARDO ROCCO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI (UFSJ)
Marcelo Rocco (Marcelo Eduardo Rocco de Gasperi) é professor Adjunto I da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) - Área de Licenciatura em Teatro (COTEA), fixado no Departamento de Letras, Artes e Cultura (DELAC); É coordenador do projeto de extensão "Urbanidades" (UFSJ). Coordenador do projeto de pesquisa "Transeuntes- Estudos sobre performance" (UFSJ), cadastrado pelo CNPQ. Orientador de Trabalhos de Conclusão e Curso (TCC) (UFSJ) nas áreas de Licenciatura e Bacharelado. É orientador acadêmico da área de Teatro (UFSJ). É membro do grupo de pesquisa do "Laboratório de Improvisação e Dramaturgia" (LADI), pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É membro do grupo de pesquisa cênica "HÍBRIDA - poéticas híbridas da cena contemporânea" (CNPq) no qual desenvolve uma investigação sobre escritas performadas, realizadas em intervenções urbanas. Atualmente é coordenador do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no subprojeto Teatro (UFSJ), Foi vice-coordenador do programa de extensão "Teatro, Memória e Patrimônio Cultural" (UFSJ). É Coordenador da área de Teatro do Inverno Cultural de São João Del-Rei (UFSJ). Doutor em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 2016. Mestre em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) 2008. Especialista em Pós-graduação/ Latu Sensu em Pesquisa em Arte e Cultura, na Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) - Escola Guignard em 2008. Graduado em Direção Teatral pela Universidade Federal de Ouro Preto, em 2006. Graduado em Licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto, em 2006.

Referências

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.

CATEANO, Nina. Dia internacional da mulher. 2010. Disponível em <http://desautoria.blogspot.com.br/2010/03/dia-internacional-da-mulher.html>. Acesso em: 24 de março de 2016.

______. Diálogos obscênicos. 2011a. Disponível em: <http://obscenica.blogspot.com.br/2011/07/dialogos-obscenicos.html>. Acesso em: 20 de março de 2016.

______. Entrevista. (obscena-agrupamento@googlegroups.com). Entrevista concedida por e-mail a Marcelo Eduardo Rocco de Gasperi. Mensagem recebida por marcelorocco1.gmail.com em 2015.

GASPERI, Marcelo Eduardo Rocco; MUNIZ, Mariana Lima. O espectador transeunte na sociedade do espetáculo: uma análise de “Baby Dolls” – Agrupamento Obscena. Performatus, ano 4, n.15, 2016. Disponível em: <http://performatus.net/baby-dolls/>. Acesso em: 24 de março de 2016.

VILHENA, Érica. Entrevista. (obscena-agrupamento@googlegroups.com). Entrevista concedida por e-mail a Marcelo Eduardo Rocco de Gasperi. Mensagem recebida por marcelorocco1.gmail.com em 2016.

Publicado
2018-03-19