A PERFORMATIZAÇÃO DAS PELES

  • Ewerton Emanoel Fernandes Medeiros
  • Nara Salles

Resumo

A presente proposta de comunicação tem como objetivo refletir sobre práticas artísticas performativas na contemporaneidade por via de uma abordagem intitulada “texto pele” ao articular diálogos no campo do sensível pelo entrecruzamento das linguagens cênicas em processos intertextuais. Pretende-se investigar as textualidades/imagens oriundas da vestimenta teatral na cena contemporânea a partir do “texto pele” inscrito na “superfície pele”, uma superfície de autoinscrição, como um texto, mas um texto particular, pois seria o único a produzir odores, sons e a incitar o tocar. Pensar o figurino teatral como um “texto pele” a hibridizar-se com as camadas genuínas da pele corpórea, portadora de densidades textuais, escrita involuntária e linguagem própria potencializa a criação de partituras corporais subjetivas. Entendido como discurso prático propagador de espaços de subjetivação o “texto pele” engendra narrativas, produz dinâmicas, desconstrói e reelabora as práticas de criação artística contemporânea.

Referências

ALEIXO, F.; OLIVEIRA, A. M. Questões sobre performatividade, teatralidade e presença; ROJO, S.; MOURA, J.; FERRACINI, R. Micropolíticas da criação. In: BEIGUI, A.; BRAGA, Bya (org.). Treinamentos e modos de existência. Natal: Editora da UFRN, 2013.

BAUDOT, François. Moda do Século. São Paulo: Cosac&Naif, 2002.

CASTILHO, K.; MARTINS, M. M. Discursos da Moda: semiótica, design e corpo. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2005.

COHEN, Renato. Work in Progress na Cena Contemporânea. São Paulo: Perspectiva, 2013.

JEUDY, Henri-Pierre. O corpo como objeto de arte. Tradução de Tereza Lourenço. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.

SANTAELLA, Lucia. A estética das linguagens líquidas. IN: ARANTES, Priscila. SANTAELLA, Lucia (orgs.). Estéticas tecnológicas: novos modos de sentir. São Paulo: Educ, 2008.

XAVIER, Ismail. Cinema: revelação e engano. In: NOVAES, Adauto (org.). O olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.

Publicado
2018-03-19