Reflexões sobre o ato de criticar. Diálogo com o texto de Joubert de Albuquerque Arrais

  • Helena Katz Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Resumo

São hegemônicos os entendimentos de que a crítica é um texto que se produz depois do contato com um  fato acontecido  (uma obra),  sobre o qual ela  se debruça para  refletir. Neles, o ato de  refletir é  tratado como sendo uma reação a um objeto que lhe é exterior (a obra criticada). A reflexão seria algo que se produz depois,  temporalmente  separada  da  percepção  que  se  teve  do  objeto  e,  constituindo-se  como  algo  em  si mesma. No caso da crítica, essa reflexão a posteriori surgiria na forma de um texto sobre o objeto que, então, existiria independente dele. “Decifra-me ou te devoro?: uma reflexão teórica sobre o exercício da crítica de dança (de agora) (contemporânea)”, de Joubert de Albuquerque Arrais, mexe justamente no hábito de assim tratar  a  reflexão.

Referências

BERTHOZ, Alain. Les sens du mouvement. Éditions Odille Jacob, 1997

NOE, Alva. Action in perception. The MIT Press, 2004.

GREEN, Jill & Susan W. STINSON. “Postpositivist Research in Dance”, em Researching Danee, pg.91-123.. London: University of Pittsburg Press, 1999.

Publicado
2018-04-27