Reflexões sobre o ato de criticar. Diálogo com o texto de Joubert de Albuquerque Arrais
Resumo
São hegemônicos os entendimentos de que a crítica é um texto que se produz depois do contato com um fato acontecido (uma obra), sobre o qual ela se debruça para refletir. Neles, o ato de refletir é tratado como sendo uma reação a um objeto que lhe é exterior (a obra criticada). A reflexão seria algo que se produz depois, temporalmente separada da percepção que se teve do objeto e, constituindo-se como algo em si mesma. No caso da crítica, essa reflexão a posteriori surgiria na forma de um texto sobre o objeto que, então, existiria independente dele. “Decifra-me ou te devoro?: uma reflexão teórica sobre o exercício da crítica de dança (de agora) (contemporânea)”, de Joubert de Albuquerque Arrais, mexe justamente no hábito de assim tratar a reflexão.Referências
BERTHOZ, Alain. Les sens du mouvement. Éditions Odille Jacob, 1997
NOE, Alva. Action in perception. The MIT Press, 2004.
GREEN, Jill & Susan W. STINSON. “Postpositivist Research in Dance”, em Researching Danee, pg.91-123.. London: University of Pittsburg Press, 1999.
Publicado
2018-04-27
Seção
Dança e Novas Tecnologias