Uma reflexão sobre a autonomia da dança como área do conhecimento

  • Rita Ferreira de Aquino Universidade Federal da Bahia

Resumo

Até  o  ano  de  2006,  as  produções  de  pesquisa  acadêmica  de  pós-graduação  strictu  sensu  em dança não possuíam no Brasil um ambiente específico para se desenvolverem. Encontravam-se vinculadas a outras áreas do conhecimento, como Educação Física, Artes Visuais e Comunicação. Nas últimas décadas, contribuições inquestionáveis foram realizadas, entretanto esta abrangente produção encontra-se dispersa em meio a diversos programas em instituições por todo o país. O contexto de crescente inserção da pesquisa em dança nas universidades se constituiu enquanto demanda para a abertura de um programa de pós-graduação específico, o que ocorreu em 2006 com o Curso de Mestrado em Dança do Programa de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Referências

AQUINO, Dulce. “Dança e universidade: desafio à vista”. In: Lições de dança 3. Rio de Janeiro: Lidador LTDA, 2001.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.

KATZ, Helena. Um, Dois, Três. A dança é o pensamento do corpo. Belo Horizonte: FID Editorial, 2005.

LAKOFF, George; JONHSON, Mark. Philosophy in the flesh: the embodied mind and its challenge to the western thought. New York: Basic Books, 1999.

MORIN, Edgar. O método – Vol. III: O conhecimento do conhecimento. Sintra: Publicações Europa América Ltda, 1986.

PRIGOGINE, Ilya; STENGERS, Isabelle. A nova aliança: metamorfose da ciência. Brasília: Ed UNB, 1984.

VIEIRA, Jorge Albuquerque. “Organização e Sistemas”. In: Informática na Educação – Teoria&Prática, v.3, n.1. Porto Alegre: Ed UFRGS, 2000.

Publicado
2018-04-27