A fronteira em festa: performance, cultura e identidade entre Brasil e Uruguai

  • Luciana Hartmann Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Neste trabalho, abordo duas festas de uma região de fronteira – um Desfile do Dia do Gaúcho, realizado em Uruguaiana/Brasil, e  as  Criollas, ocorridas em Cerro Pelado/Uruguai – enquanto “performances culturais” que  expressam, através de múltiplas linguagens, o imaginário que a população tem a respeito de si própria, ou seja, como sua identidade é manifesta in performance. Para tanto, apóio-me na idéia do antropólogo David Guss  (2000), de que é no estado festivo, potencialmente, que as identidades são  imaginadas e criadas. Minha proposta, portanto, é analisar,
através de dados etnográficos, de que forma as festas expressam essa “identidade de fronteira”: quais são os elementos escolhidos para representá-la, como estes elementos são organizados e que significados emergem dessas performances.

Referências

AMARAL, Rita de Cássia. A Alternativa da Festa à Brasileira. In: Sexta-Feira. Ano 2, n. 2. São Paulo, Pletora, 1998.

As Mediações Culturais da Festa à Brasileira. In: http://www.n-a-u.org/Amaral-mediacoes.html, 2000.

DAMATTA, Roberto. Carnavais em Múltiplos Planos. In: Carnavais, Malandros e Heróis. Rio de Janeiro, Zahar, 1980.

GUSS, David. The Festive State – race, ethnicity, and nationalism as cultural performance. Berkeley and Los Angeles, University of California Press, 2000.

OLIVEN, Ruben G. “O Maior Movimento de Cultura Popular do Mundo Ocidental”: o tradicionalismo gaúcho. In: Cadernos de Antropologia. Porto Alegre, PPGAS/UFRGS, n. 1, 1990.

SCHECHNER, Richard. Victor Turner’s Last Adventure. In: TURNER, Victor. The Anthropology of Performance. 2a. ed. New York, P. A. J. Publications, 1992.

SINGER, Milton. When a Great Tradition Modernizes. Chicago, University of Chicago Press, 1972.

TURNER, Victor. Social Dramas and Stories about Them. In: MITCHELL, W. J. T. (org.). On Narrative. Chicago, University of Chicago Press, 1981.

Publicado
2018-04-27