Máscaras vivas ou em extinção? Tradição e renovação nas Folias de Reis
Resumo
Neste artigo, pretendo discutir algumas questões que surgiram no momento de estudar as máscaras das Folias de Reisi no limite entre o universo ritual em que elas estão originalmente inseridas e o universo teatral no qual eu me propus a recriá-las.Referências
BELAS, Carla Arouca. A propriedade intelectual no âmbito dos direitos difusos. In TEIXEIRA, João Gabriel L. C. et al, org. Patrimônio Imaterial, performance cultural e (re)tradicionalização. Brasília: UNB, 2004, p. 190-203.
RODRIGUES, Graziela Estela Fonseca. Bailarino-pesquisador-intérprete: processo de formação. RJ: Funarte,1997.
BARROSO, Oswald. A performance no teatro popular tradicional. In TEIXEIRA, João Gabriel L.
C. & GUSMÃO, Rita, org. Performance, cultura e espetacularidade. Brasília: UNB, 2000, p.85-102.
BROOK, Peter. A porta aberta: reflexões sobre a interpretação e o teatro. RJ: Civilização Brasileira, 2000.
Publicado
2018-04-27
Seção
Estudos da Performance