Necessário, mas não suficiente: o avanço epistemológico da Dança. Diálogo com texto “Corpo e (Im)Pertinências Curriculares nas Licenciaturas em Dança no Brasil”, de Alexandre José Molina

  • Dulce Aquino Universidade Federal da Bahia

Resumo

O texto de Alexandre José Molina “Corpo e (Im)Pertinências Curriculares nas Licenciaturas em Dança no Brasil” apresenta em linhas gerais o objeto de seu projeto de mestrado no Programa de Pós Graduação em Dança da UFBa. Inicialmente, Molina faz uma síntese histórica sobre o ensino das artes no sistema educacional brasileiro, informa os cursos de graduação em dança existentes no país, e suas respectivas universidades. Em seguida apresenta como questão-problema a ser tratada “qual o entendimento de corpo que articula (organiza, sustenta e estrutura) os currículos dos cursos de licenciatura em dança no Brasil” e formula duas hipótese. A primeira considera que o entendimento de corpo de maneira dicotômica (corpo e mente) resulta um currículo fragmentado em disciplinas com um fluxograma linear e progressivo e que separa teoria de prática. A segunda afirma que a idéia do dualismo corpo e mente, muitas vezes, predomina em práticas e discursos mesmo em cursos que sofreram reformas curriculares recentes e a partir de novas concepções educacionais.
Publicado
2018-04-27