A construção e investigação do grupo de pesquisa Dança: Estética e Educação da Universidade Estadual Paulista

  • Kathya Maria Ayres de Godoy Universidade Estadual Paulista
  • Alessandra Andrea Monteiro Universidade Estadual Paulista
  • Caroline Bazarim Universidade Estadual Paulista
  • Claudia de Souza Rosa Universidade Estadual Paulista
  • Erika Karnauchovas Franco Universidade Estadual Paulista
  • Fernanda Sgarbi Universidade Estadual Paulista
  • José da Silva Romero Universidade Estadual Paulista
  • Junia César Pedroso Universidade Estadual Paulista
  • Maria Carolina Macari Universidade Estadual Paulista
  • Maria Christina Trevisan Universidade Estadual Paulista
  • Nirvana Marinho Universidade Estadual Paulista
  • Rosana Aparecida Pimenta Universidade Estadual Paulista

Resumo

Esse relato aborda como o Grupo de Pesquisa Dança: Estética e Educação desde março de 2006, liderado pela Profa. Dra. Kathya Godoy e vinculado ao Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista, São Paulo, Brasil, vem desenvolvendo uma reflexão sobre as relações existentes entre a Educação e a Estética na área da Dança por meio do desenvolvimento de projetos artísticos educativos nos espaços em que o grupo atua.

Referências

BEL, J. Que morram os artistas. Revista Lições de dança. Rio de Janeiro: UniverCidade Editora, n.3, p.1534, 2003.

MARINHO, N. e VICENTE, V. Referências: O que fazer com elas? Disponível em <http://idanca.net/2006/02/15/referencias-o-que-fazer-com-elas/ >. Acesso em: 2 out. 2005.

MARINHO, Nirvana. Modos do corpo se comunicar: o Gesto na Dança. São Paulo: PUC/SP. Dissertação de Mestrado, Programa de Comunicação e Semiótica, 2002.

MARINHO, Nirvana. As políticas do corpo contemporâneo: Lia Rodrigues e Xavier le Roy. São Paulo: PUC/SP. Tese de Doutorado. Programa de Comunicação e Semiótica, 2006.

LABAN, R. Domínio do Movimento. São Paulo: Editora Summus, 1978. _________. Dança Educativa Moderna. São Paulo: Editora Ícone, 1990.

GODOY, Kathya Maria Ayres. Dança no 3º Grau: o desenvolvimento da auto-expressão criativa. São Paulo: PUC/SP. Dissertação de Mestrado, Programa de Psicologia da Educação, 1995. _______. “Dançando na Escola”: o movimento da formação do professor de arte. São Paulo: PUC/SP. Tese de Doutorado, Programa de Educação, 2003.

PEREIRA, Roberto. Sincronia de criações e movimentos. In Revista Gesto. Vol n.2, pg. 18-23. Rio de Janeiro: Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, 2003.

PORPINO, Karenine de Oliveira. Dança é educação: interfaces entre corporeidade e estética. Natal: Editora da UFRN, 2006.

SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

_________________. Formar professores como profissionais reflexivos. In: Nóvoa, António (Coord.) Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1997.

SUASSUNA, Ariano. Iniciação à estética. Rio de Janeiro: Editora José Olympio, 7ª edição, 2005.

VASQUEZ, Adolfo Sánchez. Convite à Estética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

Publicado
2018-04-27
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações