A percepção do corpo cênico em Klauss Vianna e Merleau-Ponty

  • Júnia César Pedroso Universidade Estadual Paulista

Resumo

“A dança se faz não apenas dançando, mas também pensando e sentindo: dançar é estar inteiro.” (VIANNA,1990:25). Esta afirmação cabe tanto para o bailarino quanto para o ator, aqui chamados de “artistas cênicos”.Para Klauss Vianna (1990:118), o trabalho corporal “toma o corpo como referência direta de nossa experiência mais profunda.”

Referências

AZEVEDO, Sônia Machado de. O papel do corpo no corpo do ator. São Paulo: Perspectiva, 2002.

CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 1997.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

NAVAS, Cássia; DIAS, Linneu. Dança moderna. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura, 1992.

VIANNA, Klauss. A dança. São Paulo: Siciliano,1990.

VISHNIVETZ, Berta. Eutonia: educação do corpo para o ser. São Paulo: Summus,1995.

Publicado
2018-04-27
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações