Dança brasileira, que nem essa. Que nem qual?

  • Lilian Freitas Vilela Universidade Estadual de Campinas

Resumo

A questão da “identidade nacional” é um tema constante no pensamento brasileiro. Não raro, matérias em jornais e revistas revisitam este tema, seja no hábito cotidiano, literatura, música e dança; o tema “identidade cultural” é uma reflexão ainda insistente.
Como a questão da identidade está intimamente ligada às questões culturais, a produção cultural e artística brasileira, em muitos momentos da história e sob diversas formas, esteve ligada a estas indagações.
Indagações estas que também tomam corpo na dança no Brasil. Ballet Stagium (SP), Cia. Grial (PE) e Cia. do Amazonas (AM) representariam produções artísticas que buscam uma identidade nacional, tais como Portinari, Mário de Andrade, assim o buscaram na pintura e literatura respectivamente.

Referências

BURITY, Joanildo (org.). Cultura e identidade. Perspectivas interdisciplinares. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

BURKE, Peter. Hibridismo cultural. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2003.

CYPRIANO, Fábio. Pina Bausch. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

DAMATTA, Roberto. O que faz o Brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco, 1984.

HALL, Stuart. Quem precisa da identidade? In SILVA, Tomaz Tadeu da (org.) Identidade e diferença. A perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Editora Vozes, 2000.

IANNI, Octávio. A idéia de Brasil moderno. São Paulo: Brasiliense, 1994.

LIMA, Dani. Corpos humanos não identificados: hibridismo cultural In: Lições de dança 4. Rio de Janeiro: UniverCidade Editora, 2003.

LOUPE, L. Corpos Híbridos. In: Arnaldo Antunes... (et al.) Lições de dança 2. Rio de Janeiro: UniverCidade Editora, 2000.

MORIN, Edgar. Trechos de sua palestra na Conferência de Abertura do Seminário Internacional de Educação e Cultura, realizado no SESC Vila Mariana, agosto/2002 – São Paulo.

ORTIZ, Renato. Mundialização e cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

ROCHA, João César de Castro e (org.). Nenhum Brasil Existe. Rio de Janeiro: UniverCidade Editora, 2003.

SILVA, Tomaz Tadeu da (org.) Identidade e diferença. A perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Editora Vozes, 2000.

VILELA, Lilian. Interiores In: Cartografia da dança: Criadores-Intérpretes brasileiros. São Paulo: Itaú Cultural, 2001.

Publicado
2018-04-27
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações