Múltiplos corpos na dança contemporânea: observações sobre a Cia. DIN A13

  • Júnia César Pedroso Universidade Estadual Paulista

Resumo

A dança contemporânea traz questionamentos sobre o corpo humano, não apenas referentes a sua mecânica, mas a tudo que o move. O vocabulário da dança se amplia drasticamente com o estudo do movimento de cada corpo e suas referências pessoais: todo movimento pode ser dança, todo corpo dança.
Neste contexto é que podem surgir – e encontrar seu espaço – companhias formadas por bailarinos com e sem deficiência, como: Candoco (1991, Inglaterra),   Roda Viva (Brasil), DIN A13 (Alemanha), Mão na Roda (Brasil), entre outras. Destaca-se especialmente o trabalho de Alito Alessi, com a criação da danceability.
A companhia de dança-teatro DIN A13 foi fundada em Colônia pela coreógrafa alemã Gerda König.
Seu  principal diferencial é explorar a qualidade corporal da pessoa com deficiência e usá-la como referência na criação das coreografias ... Para Gerda, o encontro das diferenças físicas, culturais, psicológicas entre indivíduos com ou sem deficiência é fundamental para o desenvolvimento de uma linguagem na dança contemporânea.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Vidas desperdiçadas. RJ: Jorge Zahar, 2005.

GIDDENS, Anthony. Modernidade e identidade.RJ: Jorge Zahar, 2002.

GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. RJ: LTC, 1963.

MATOS, Lúcia. Cartografando espaços fronteiriços: a produção da dança inclusiva no Brasil. Anais do IV Congresso ABRACE. RJ: 7Letras,2006.

SILVA, Eliana R. Dança e pós-modernidade.Salvador: EDUFBA, 2004.

Site consultado: www.din-a13.d

Publicado
2018-04-27
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações