FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE DANÇA: COMO FORMAR “PROFESSORES PROFISSIONAIS”?

  • Ana Paula Abrahamian de Souza Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

Esta comunicação apresenta a reflexão sobre um dos eixos norteadores da pesquisa que venho desenvolvendo (PPGE-UFPE) que tem como objetivo compreender as concepções de dança e do seu ensino presentes nas práticas dos professores de dança na Cidade do Recife. Aqui apresento a problemática referente ao descompasso entre a evolução das criações coreográficas contemporâneas e o ensino da dança, que permanece cristalizado às noções de corpo e dança dos séculos XVIII e XIX. Enfatizo a necessidade de reconfiguração das práticas formativas, que passa primeiramente pela resignificação da imagem social e profissional do professor de dança arraigada ao paradigma técnico-instrumental, necessitando ser pensado numa perspectiva crítica e reflexiva, derivado da integração entre ciência, técnica e arte.

Referências

AZEVEDO, Fernando Antônio Gonçalves. Multiculturalidade e um fenômeno da História da Arte/Educação Especial. IN: BARBOSA, A. M. Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002.

BARBOSA, A. M. Arte-Educação: Leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 2005.

BARBOSA, A. M. Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002.

BARBOSA, A. M. Tópicos Utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998.

BENJAMIN, W. A Obra de Arte na era da reprodutibilidade técnica. IN: Walter Benjamin: Obras Escolhidas (vol. 1). São Paulo: Brasiliense, 1985.

FORTIN, S. Transformações de práticas de dança. IN: PEREIRA, R. Lições de dança 4. Rio de Janeiro: UniverCidade Editora, 2003.

FREIRE, P.. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

FREITAS, A. O desafio da Formação de professores no século XXI: competências e solidariedade. IN: FERREIRA, A. B.; ALBUQUERQUE, E, B; LEAL, T. F. (orgs.). Formação continuada de professores: questões para reflexão. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

GIROUX. H.. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

JOGODZINSKI, J. As negociações da diferença: Arte-Educação como desfiliação na era Pós-moderna. IN: GUINSBURG, J.: BARBOSA, A. M. O Pós-modernismo. São Paulo: Perspectiva, 2005.

LEBRUN, G. A mutação da obra de arte. IN: LEÃO, I (org.). Arte e Filosofia. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1983. MARQUES, I. Ensino de dança hoje: textos e contextos. São Paulo: Cortez, 2001.

MARTINELLI, S. S. No ensino da dança, quem dança? IN: Idanca.nethttp://idanca.net/2004/11/17/noensino-da-dança-quem-dança/capturado em 10 de junho de 2008.

PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote, 1993.

STRAZZACAPPA, M. Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança. Campinas, SP: Papirus, 2006.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

RICHTER, I. M. Multiculturalidade e interdisciplinaridade. IN: BARBOSA, A. M. Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002.

SHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e para a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SHÖN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. IN: NÓVOA, A. (org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

VEIGA, I. P. Caminhos da profissionalização do magistério. Campinas: Papirus, 1998.

Publicado
2018-05-17
Seção
Dança, Corpo e Cultura