Andanças: caminhos na singularização de um método de treinamento próprio

  • Angela Souza de Araújo Universidade Federal da Bahia

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões e proposições presentes na minha pesquisa sobre a Companhia da Arte Andanças que se propôs a compreender como a relação entre corpo e cultura pode ser observada por meio de um artefato cultural: a dança e se configura como um inventário etnográfico das técnicas corporais sistematizadas pelo Andanças, que consiste na descrição do processo de incorporação da visão de mundo, corpo e dança dos membros da companhia por meio da narrativa de suas trajetórias na dança e no processo de criação da companhia. Neste artigo me deterei na enunciação de algumas proposições sobre a visão de corpo, dança e o método particular de trabalho corporal desenvolvido dentro da companhia.

Referências

DANTAS, Mônica. O enigma da dança. Porto Alegre. Ed. Universidade/UFRGS,1999.

FERRACINI, Ricardo. O Treinamento Energético e Técnico do Ator, in: Revista do Lume n° 3. LUME–COCEN–UNICAMP.Campinas,2000.p.96-116.

MARQUES, Isabel A. Dançando na escola. São Paulo: Cortez, 2003.

MAUSS, Marcel. As Técnicas Corporais, in Sociologia e Antropologia, São Paulo: EPUSP, 1974.

MAUSS, Marcel. Manual de Etnografia. Lisboa: Editora Pórtico, 1972. PRIMO, Rosa. A Dança Possível: As lições do corpo na dança cênica cearense. Fortaleza, 2004.

Publicado
2018-05-17
Seção
Dança, Corpo e Cultura