Samba no Jogo e Ginga na Roda

  • Cíntia Paula Lopez Universidade Federal da Bahia
  • Gabriela Santos Cavalcante Universidade Federal da Bahia

Resumo

Neste ensaio, investigamos semânticas emergentes nos códigos presentes na roda de Capoeira e no Samba de Roda. Compreendendo, todavia, que as cidades onde estaremos analisando o Samba de Roda e a Roda de Capoeira, respectivamente Ilha de Itaparica e Salvador, apresentam códigos culturais locais que são incorporados e dialogados nestas práticas, investigamos como estas manifestações re-significam tais códigos em metáforas, simbologias, gestos e movimentos. Utilizamos como instrumental teórico, alguns pressupostos da Semiótica da Cultura capazes de auxiliar no entendimento da dinâmica e re-novação da cultura. A análise sobre a perspectiva artística presente nestas linguagens, visa contribuir para pesquisas em dança que tem como mote central estas duas manifestações.

Referências

IURI M., Lotman. Semiotica de la Cultura y del Texto. Edición de Desiderio Navarro, Fronésis Cátedra Universidad de Valencia.,1996.

MACHADO, Irene. Liminalidad e intervalo: la semiosis de los espacios culturales. Signa [Publicaciones periódicas]: revista de la Asociación Española de Semiótica. Nº 10, Año 2001.

PINHEIRO, Amálio. Por Entre Mídias e Artes, a Cultura. In: SIGRID, Nora.(org.) HUMUS 2. Caxias do Sul: Lorigrf, 2007.

REGO, Waldeloir. Capoeira Angola. Ensaio sócio-etnográfico. Salvador-BA: Itapuã, 1968.

MOREIRA, Antonio. Canjiquinha: Alegria da Capoeira. Salvador: A rasteira, 1989.

Publicado
2018-05-17
Seção
Dança, Corpo e Cultura