FUNÇÃO DRAMATÚRGICA DENTRO DOS PROCESSOS DE CRIAÇÃO EM DANÇA

  • Eduardo Augusto Rosa Santana Universidade Federal da Bahia

Resumo

As crescentes discussões sobre Dramaturgia da Dança geram a necessidade de alimentar, não somente conceituações, mas também reflexões sobre os modos de operação da mesma. Esse trabalho apresenta alguns aspectos implicados na operação da função dramatúrgica dentro dos processos criativos em dança. As diversidades possíveis no desenvolvimento dos protocolos criativos em dança na contemporaneidade demanda da atuação da função dramatúrgica. Neste artigo, as discussões demonstram uma descrição dessa função, seus operadores diretos, bem como a sua necessidade na construção das coerências autônomas da obra.

Referências

DANTAS, Mônica. De que são feitos os dançarinos de “aquilo…” criação coreográfica e formação de intérpretes em dança contemporânea. Movimento, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p.31-57, maio/agosto de 2005.

GREINER, Christine. Por uma dramaturgia da carne: o corpo como mídia da carne. In: Temas em contemporaneidade, imaginário e teatralidade (org.) Armindo Bião, Antonia Pereira, Luiz Cláudio Jacaíba, Renata Pitombo. São Paulo: Annablume: Salvador: GIPE-CIT, 2000.

HERCOLES, Rosa Maria. Formas de comunicação do corpo: novas cartas sobre a dança. 2005. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) – Programa de Pós Graduação em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2005.

HERCOLES, Rosa Maria. Corpo e dramaturgia. In: Húmus 1 (org.) Sigrid Nora – Caxias do Sul: S. Nora, 2004.

KERKHOV, Marianne Van. Dossier - danse et dramaturgie. In: Nouvelle de danse, n. 31, Bruxelles: Contredanse, printemps/1997.

PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. Trad. Maria Helena Nery Garcez. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

RIBEIRO, António Pinto. Dança temporariamente contemporânea. Lisboa: Abreu, 1994.

VIEIRA, Jorge Albuquerque. Teoria do conhecimento e arte – formas de conhecimento: arte e ciência uma visão a partir da complexidade Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2006.

Publicado
2018-05-17
Seção
Dança, Corpo e Cultura