O corpo na Dança Brasileira Contemporânea
Resumo
A Dança Brasileira Contemporânea pode ser entendida como uma linguagem híbrida, fruto do diálogo criador entre a cultura popular e a dança contemporânea, isto é, uma linguagem estética que se alimenta de elementos da cultura popular para transbordar na cena contemporânea. Por sua característica multifacetada, o processo de criação, nessa forma de expressão artística, pode acontecer de maneiras variadas, porém, em todos os casos, o processo é fundamental para que se valide o resultado em termos estéticos e conceituas; por isso, deve ser valorizado, para não se incorrer no equívoco de formas estereotipadas e redutoras de universos tão significativos.Referências
CALLOIS, Roger. Os Jogos e os Homens – A máscara e a vertigem. Lisboa: Edições Cotovia, 1990.
CASTELO BRANCO, Guilherme. Foucault em três tempos in Revista Mente Cérebro & Filosofia. Edição n. 6. São Paulo: Duetto editorial, 2007.
CAPOEIRA, Nestor. Galo já cantou. Rio de Janeiro: Ed. Record, 1999.
CARNEIRO, Edson. Samba de umbigada. Ministério da Educação e Cultura (Campanha de Defesa do Folcleore Brasileiro) Rio de Janeiro, 1961.
CARVALHO.J.J. “O Lugar da Cultura Tradicional na sociedade Moderna”. In Revista O PERCEVEJO – revista de teatro, critica e estética. N. 8. Rio de Janeiro: UNRIO, 2000.
FERRACINI, Renato. Café com Queijo: Corpos em Criação. Campinas, SP: [s.n] 2004. FOUCAULT, Michael. Microfísica do Poder. Trad. Roberto Machado. São Paulo: Edições Graal, 1979. _________. Vigiar e Punir. Trad. Raquel Ramalhete. Petrópolis: Editora Vozes, 1987
GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.
GIL, José. Movimento Total. São Paulo: Iluminuras, 2004.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade; tradução Tomaz Tadeu da silva, Guaracira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
HOSBSBAWM, E & RANGER, T. (orgs). A invenção das tradições. Rio de Janeiro, Paz e Terra: 1984
HUIZINGA, J. Homo Ludens. São Paulo: ed. Perspectiva, 2000.
LE BRETON, David. A sociologia do corpo, tradução Sônia M. S. Fhurmann. Petrópolis/RJ: Vozes, 2007.
LOPES, Ney. Bantos, Malês e Identidade Negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
SILVA, Renata de Lima. Mandinga da rua: a construção do corpo cênico a partir de elmentos da cultura popular urbana. Campinas, SP:[s.n], 2004.
TURNER, Victor W. O Processo Ritual. Petrópolis: Ed. Vozes, 1974.