Shakespeare em versão musical

  • Célia Arns de Miranda Universidade Federal do Paraná

Resumo

A intermidialidade torna-se evidente no espetáculo dirigido por Daniel Herz quando a aproximação temática entre o universo shakespeariano de ‘Otelo’ e o Morro da Mangueira é estabelecida pelos sambas que falam de paixões, ciúmes e traições. Gustavo Gasparani é quem assina o musical ‘Otelo da Mangueira’, que é uma livre adaptação da tragédia shakespeariana que foi contextualizada para a década de 40 onde a guerra contra os turcos foi transformada na luta para vencer a disputa pelo samba-enredo no carnaval carioca. O presente trabalho visa o estudo das diferentes linguagens que compõem o espetáculo e o processo de transformação do texto de partida no texto de chegada.

Referências

GASPARANI, Gustavo. Otelo da Mangueira. 2006. (Roteiro de encenação) KENRICK, John. How to write a musical. Disponível em: www.musicals101.com/write.htm-27k. Acesso em 05/06/2008.

PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos. (Trad.) Sérgio Sálvia Coelho. São Paulo: Perspectiva, 2003.

Publicado
2018-05-17
Seção
Dramaturgia, Tradição e Contemporaneidade