Criação e Aprendizado na Tradição do Palhaço de Circo

  • Cláudia Funchal Valente de Souza Universidade Estadual Paulista

Resumo

Na tradição do palhaço de circo criação e aprendizado derivam da experiência direta e coletiva, ou seja, do contato com palhaços profissionais e com o público. Se, por um lado, as ações podem ser organizadas de maneira completamente diferente a cada apresentação, por outro a improvisação é rigorosamente codificada. Os códigos corporais, transmitidos de uma geração a outra, são repetidos e recriados por cada novo artista. As tentativas de apropriação desta linguagem por atores de teatro muitas vezes desconsideram a singularidade do processo criativo. Com isso, se distanciam de suas raízes populares. A performance do palhaço é herdeira de uma longa tradição que se atualiza na relação com o público.

Referências

BOLOGNESI, Mário. Palhaços. São Paulo: UNESP, 2003.

BOLOGNESI, Mário. O clown e a dramaturgia. Memória ABRACE X - Anais do IV Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, Rio de Janeiro, p.38-39, maio 2006.

CARMELI, Yoram. Representar o Real e o Impossível: O Paradoxo do Espetáculo de Circo. Revista do LUME, Campinas, n.3, p.45-56, set. 2000. PANTANO, Andreia. A personagem palhaço. São Paulo: UNESP, 2007.

RÉMY, Tristan. Les clowns. Paris: Grasset, 2002.

Publicado
2018-05-17
Seção
Dramaturgia, Tradição e Contemporaneidade