Melodrama: as estratégias trágicas da emoção na modernidade

  • Claudia M. Braga Universidade Estadual de Campinas

Resumo

A tradição dramatúrgica grega e suas estratégias de narração. Os objetivos de sua utilizacão. Os conceitos aristotélicos de mímesis e kátharsis, de peripécia e reconhecimento. A construção da fábula e dos personagens na tragédia e em formas dramáticas modernas. O terror e a compaixão, a desmedida, a identificação, da Grécia aos nossos dias. A utilização das estratégias narrativas da tragédia em outras formas dramáticas. A construção da emoção na tragédia e no melodrama. A continuidade da tradição clássica de elaboração do enredo nos dias atuais. A validade das estratégias trágicas na modernidade.

Referências

ARISTÓTELES. Arte Retórica e Arte Poética; trad.: Antônio Pinto de Carvalho. Rio de Janeiro: Ed. Tecnoprint, (s. d.).

BENTLEY, Eric. A experiência viva do teatro; trad.: Álvaro Cabral. 2 ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.

DUARTE, Regina Horta. Noites circenses: espetáculos de circo e teatro em Minas Gerais no século XIX. Campinas, SP: Ed. da UNICAMP, 1995.

DUARTE, Rodrigo. FIGUEIREDO, Virgínia (organizadores). Mímesis e expressão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.

HAUSER, Arnold. História Social da Literatura e da Arte. Tomo II; trad.: Walter H. Geenen. São Paulo: Mestre Jou, 1980/1982.

HUPPES, Ivete. Melodrama: o gênero e sua permanência. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2000 THOMASSEAU, Jean-Marie. O Melodrama. Trad. Claudia Braga e Jacqueline Penjon. São Paulo: Perspectiva, 2005.

Publicado
2018-05-17
Seção
Dramaturgia, Tradição e Contemporaneidade