A CENA TRANSBORDANTE: O DOMÍNIO DO ENSAIADOR NA ÉPOCA DE OURO DO MELODRAMA CIRCENSE

  • Daniele Pimenta Universidade Estadual de Campinas

Resumo

O Circo-Teatro atinge sua fase áurea entre as décadas de 1930 e 1950. Seu grande desenvolvimento técnico e artístico deve-se ao fato dos artistas daquele período já terem nascido após sua estruturação e, principalmente ao arrojo de ensaiadores e empresários que investem no aprimoramento de seus espetáculos. O Circo-Teatro emocionava por meio de sua estética única, uma estética pouco realista que reúne ingenuidade e teatralidade, coerente com a perspectiva e a expectativa de seu público. Com o exagero das formas, a intensidade das cores, o ensaiador circense encontra, no melodrama, o ajuste perfeito entre espetáculo e recepção.

Referências

AVANZI, Roger & TAMAOKI, Verônica. Circo Nerino. São Paulo: Pindorama Circus: Códex, 2004.

BOLOGNESI, Mário F. Palhaços. São Paulo: UNESP, 2003.

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999. PIMENTA, Daniele. Antenor Pimenta – Circo e Poesia: a vida do autor de ...E o céu uniu dois corações. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo: Cultura – Fundação Padre Anchieta, 2005.

______ O que comunica fica: comunicação e sociabilidade circenses. In Comunicação e Censura: o circo-teatro na produção cultural paulista de 1930 a 1970 / organização de Cristina Costa. São Paulo: Terceira Margem, 2006.

RUIZ, Roberto. Hoje tem espetáculo? As origens do circo no Brasil. Rio de Janeiro: INACEN, 1987.

SILVA, Ermínia. O circo: sua arte e seus saberes – o circo no Brasil do final do Século XIX a meados do XX. Dissertação (mestrado em história). Campinas: IFCH/UNICAMP, 1996.

TORRES, Antônio. O Circo no Brasil. Rio de Janeiro: Funarte, 1998.

Publicado
2018-05-17
Seção
Dramaturgia, Tradição e Contemporaneidade