O teatro performático de Hilda Hilst

  • Eder Rodrigues da Silva Universidade Federal de Minas Geral

Resumo

Uma análise do teatro de Hilda Hilst a partir das perspectivas da performance e seus desmembramentos junto aos processos de escritura e aspectos cênicos. A dramaturgia Hilstiana é um teatro de resistência, ratificador das inúmeras vozes silenciadas, vítimas de opressão, personagens encarceradas no próprio corpo e que se projeta num plano cênico de posicionamento crítico diante das instituições de poder, das formas de censura e hegemonia de forças, que de forma concreta ou simbólica marcam gerações, povos e a história ás vezes não escrita de cada um. Um teatro que se firma sob às novas formulações e interpretações junto à linguagem performática e que ainda soa como desconhecido e pouco representado no meio teatral.

Referências

CARREIRA. André Luiz Antunes et al. (orgs.). Mediações performáticas latino americanas. Belo Horizonte: Faculdade de Letras/UFMG, 2003.

HILST, Hilda. Teatro reunido volume I. São Paulo: Nankin Editorial, 2000.

RAVETTI, Graciela. Performances escritas: o diáfono e o opaco da experiência. In: HILDEBRANDO, Antônio; NASCIMENTO, Lylei; ROJO, Sara (orgs.). O corpo em performance. Belo Horizonte: 2003.p.31-61.

TEIXEIRA, João Gabriel, Gusmão, Rita (org.) Performance, cultura e espetacularidade. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2000.

Publicado
2018-05-17
Seção
Dramaturgia, Tradição e Contemporaneidade