GRUPO TEATRAL “DIRETO DO RIO”: RESISTÊNCIA E REPRESENTAÇÃO EM RIO BRANCO/AC (1988)

  • Elderson Melo Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Este artigo faz parte de estudo sobre grupos de teatro que se apresentaram no Acre, na década de 1980, no bar e restaurante “O Casarão”, antigo estabelecimento comercial localizado no centro da cidade de Rio Branco, capital do Estado. O Acre, nesse período, enfrentava um forte processo de desestruturação sócio-econômica, resultado do fim dos seringais e da imigração maciça dos seringueiros para cidade, além da mudança do governo, com o fim da Ditadura Militar. É sobre o movimento cultural acreano desse período que pretendemos discutir nesse artigo. Nesse recorte, propomo-nos a expor as peças apresentadas pelo “Grupo Direto do Rio”, grupo teatral que encenou, nas noites do “Casarão”, espetáculos baseados no teatro de agitação russo e no movimento teatral brasileiro, anterior a década de 80.

Referências

BEZERRA, Maria José et. al. Cidade de Rio Branco – a marca de um tempo: história, povo e cultura. Rio Branco: Globo, 1993.

____________. A Invenção da Cidade: a modernização de Rio Branco na gestão do governo Guiomard Santos (1946-1950). Recife: UFPE, 2002, dissertação de mestrado.

BERTHOLD, Margot. História Mundial do Teatro. Tradução Maria Paula v. Zurawski, J. Guinsburg, Sérgio Coelho e Clóvis Garcia. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2006.

CALIXTO, Maria do Perpétuo Socorro. A Cidade encena a Floresta. Rio Branco: EDUFAC, 2005.

Publicado
2018-05-17
Seção
Dramaturgia, Tradição e Contemporaneidade