A presença do objeto em Dorotéia, de Nelson Rodrigues

  • Felisberto Sabino da Costa Universidade de São Paulo

Resumo

A presença do objeto em Dorotéia, de Nelson Rodrigues. Autor: Felisberto Sabino da Costa ECA/USP (SP) A dramaturgia de Nelson Rodrigues tem na fala um dos seus pilares. Contudo, a sua riqueza dramatúrgica descortina outras possibilidades cênicas, como, por exemplo, a presença do objeto. Em Dorotéia, o autor mergulha em procedimentos que remetem ao teatro de animação, e faz de Eusébio da Abadia um objeto-personagem. Os próprios personagens podem ser vistos como sujeitos que se convertem em objetos movidos por uma força trágica. No contexto lexical, o corpo é metonimizado, e os objetos da casa, potências vingadoras, podem se voltar contra o personagem.

Referências

BRAUDILLARD, Jean. Semiologia dos Objetos. São Paulo: Perspectiva, 1973.

GUINSBURG, Jacob. Da cena em cena. Ensaios de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2001.

MAGALDI, Sábato. Nélson Rodrigues: Dramaturgia e Encenações. S. Paulo: Perspectiva, 1992.

PAVIS, Patrice. Análise do Espetáculo. São Paulo: Perspectiva, 2003.

RODRIGUES, Nelson. Teatro Completo de Nelson Rodrigues. Organização e Introdução de Sábato Magaldi. Rio: Nova Fronteira, 1981. v.1.

UBERSFELD, Anne. Semiótica Teatral. Murcia: Catedra/Universidad de Murcia, 1989.

Publicado
2018-05-17
Seção
Dramaturgia, Tradição e Contemporaneidade