A afrodescendência na dramaturgia de Eugenio Hernández Espinosa

  • Marcos Antônio Alexandre Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

O cubano Eugenio Hernández Espinosa é um dos dramaturgos contemporâneos mais importantes de Cuba. Em seus textos dramáticos encontramos temáticas relacionadas com a cultura e o imaginário social/ideológico do povo cubano. O autor resgata a cultura popular do seu país e a coloca em cena por meio de suas obras. Este trabalho objetiva analisar as peças Calixta Comité e El Elegido, que discutem aspectos teóricos relacionados aos meus interesses como pesquisador: o uso da cultura afrodescendente no teatro e as questões das identidades e da memória.

Referências

ESPINA PRIETO, Rodrigo e RODRÍGUEZ RUIZ, Pablo. Raza y desigualdad en la Cuba actual. Temas – Cultura Ideología Sociedad, nº 45. La Habana: Revista Temas, 2006. pp. 44-54.

HERNÁNDEZ ESPINOSA, Eugenio. Teatro escogido. (Tomos I y II). Selección y prólogo de Inés María Martiatu Terry. La Habana: Editorial Letras Cubana, 2007.

DEL PINO, Amado. La riesgosa defensa del talento. Tablas: Revista de Artes Escénicas, nº 1-2. La Habana: Consejo Nacional de las Artes Escénicas, 1997. pp. 32-34.

Publicado
2018-05-17
Seção
Dramaturgia, Tradição e Contemporaneidade