A afrodescendência na dramaturgia de Eugenio Hernández Espinosa

Marcos Antônio Alexandre

Resumo


O cubano Eugenio Hernández Espinosa é um dos dramaturgos contemporâneos mais importantes de Cuba. Em seus textos dramáticos encontramos temáticas relacionadas com a cultura e o imaginário social/ideológico do povo cubano. O autor resgata a cultura popular do seu país e a coloca em cena por meio de suas obras. Este trabalho objetiva analisar as peças Calixta Comité e El Elegido, que discutem aspectos teóricos relacionados aos meus interesses como pesquisador: o uso da cultura afrodescendente no teatro e as questões das identidades e da memória.

Palavras-chave


Eugenio Hernández Espinosa; Cultura afrodescendente; Identidades.

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Referências


ESPINA PRIETO, Rodrigo e RODRÍGUEZ RUIZ, Pablo. Raza y desigualdad en la Cuba actual. Temas – Cultura Ideología Sociedad, nº 45. La Habana: Revista Temas, 2006. pp. 44-54.

HERNÁNDEZ ESPINOSA, Eugenio. Teatro escogido. (Tomos I y II). Selección y prólogo de Inés María Martiatu Terry. La Habana: Editorial Letras Cubana, 2007.

DEL PINO, Amado. La riesgosa defensa del talento. Tablas: Revista de Artes Escénicas, nº 1-2. La Habana: Consejo Nacional de las Artes Escénicas, 1997. pp. 32-34.


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ISSN 2176-9516

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