Dramaturgia contemporânea anos 90: caminhos para um “Realismo-Sedutor”

  • Martha Ribeiro Universidade Estadual de Campinas

Resumo

A partir dos anos 90, lendo uma série de dramaturgos brasileiros, atuantes no mercado de trabalho, em suas mais variadas formações, estilos e gêneros, se observou uma narrativa de revalorização da experiência vivencial, íntima, de um ou de vários personagens, capaz de devolver à escritura uma aura sedutoramente desviante dos excessos de superexposição do real, de uma estética do choque. Dentro deste contexto de recuperação de uma efetiva “troca simbólica”, citamos como exemplo os dramaturgos: Sérgio Roveri e Mário Bortolloto. No uso da ironia, do humor, do sarcasmo, da metáfora, estes autores imprimem um sentido para o “real” que vai além do simples reflexo da decomposição do mundo. Abrindo o caminho para um novo realismo, por nós denominado “Realismo-Sedutor”.

Referências

BAUDRILLARD, Jean. Senhas. Rio de Janeiro: Difel, 2007.

_______. Le crime parfait. Paris: Galilée, 1995.

_______. A arte da desaparição. Trad. Anna Maria Skinner. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. 2.ed. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1986.

DE MARINIS, Marco. Capire il teatro. Firenze: Bulzoni, 1999.

LYOTARD, J. L. O pós-moderno. 4.ed. Tradução de Ricardo Correa Barbosa. Rio de Janeiro: José Olympio, 1993.

MAGALDI, Sábato. Tendências contemporâneas do teatro brasileiro. Estudos Avançados, São Paulo, v.10, n.28, set. – dez. 1996.

SCHOLLHAMMER, Karl Erik. À procura de um novo realismo – Teses sobre a realidade em texto e imagem hoje. In: Literatura e Mídia, Rio de Janeiro: PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2002.

Publicado
2018-05-17
Seção
Dramaturgia, Tradição e Contemporaneidade